Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projeto auxilia comunidade ouro-pretana e incentiva leitura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Marques

Objetivando despertar na comunidade o interesse a cultura letrada ampliar e dinamizar as oportunidades de leitura e estudo entre crianças, jovens, adultos e idosos, o Departamento de Engenharia de Minas (Demin) desenvolveu o projeto de extensão Oficina da Ciência e Cidadania. A iniciativa consiste na implantação de bibliotecas nos centros comunitários dos bairros Morro São Sebastião e Saramenha, de Ouro Preto.

biblioteca_do_morro_so_sebastio_-_foto_fernanda_marques.jpg
Além de aproximar a Universidade da população e contribuir na formação de cidadãos plenos e críticos, o grupo recebe doações de voluntários, da comunidade e de patrocinadores. Com esse apoio, foram montadas as bibliotecas, com um acervo variado, oferecendo, ainda, no espaço, atividades de estímulo à leitura, reforço escolar, oficinas de leitura e ações culturais e sociais.

Professor do Demin e idealizador do projeto, Carlos Alberto Pereira, destaca que “procura auxiliar o público nas dificuldades de aprendizado e desenvolvimento escolar. Nosso espaço é destinado ao exercício e difusão da leitura e cidadania”. O professor também afirmou que as bibliotecas comunitárias têm papel relevante na disponibilização e difusão da informação para o conjunto de cidadãos, especialmente aqueles com escassos recursos financeiros e que residem em localidades afastadas ou desprovidas de serviços públicos do gênero.

Para participar do projeto e ter acesso ao acervo, os moradores dos bairros devem levar uma foto 3x4 e comprovante de residência para fazer a ficha das bibliotecas.