Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projeto contempla criação de biblioteca popular em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O projeto Benvinda Biblioteca é uma iniciativa particular do professor Luiz Antônio dos Prazeres, nascido em Ouro Preto e formado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O objetivo da biblioteca popular é disseminar cultura para comunidades que não possuem acesso a livros diversificados, incentivar e formar o hábito da leitura, além da participação de professores e educadores.

A primeira ação pública do projeto acontece dia 10 de setembro a partir das 17h na boutique Cervantes, localizada na Rua Paraná, nº 79, Centro. As pessoas que doarem um livro de literatura receberão uma ecobag de presente.

Benvinda Biblioteca não terá endereço fixo, pois o projeto contempla a distribuição e empréstimo de livros em locais públicos como associações religiosas e comunitárias, pontos comerciais como supermercados, padarias, entre outros. O sistema de empréstimo de livros será livre e sem controle ou data de devolução, apenas serão identificados com carimbo e logomarca do projeto.

Luiz Antônio dos Prazeres leciona Língua Portuguesa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é mestre e doutor em Linguística pela UFMG e Universidade Federal Fluminense (UFF) respectivamente. “A cultura deve circular sem pressão. A idéia é formar um sistema de biblioteca mantida pela ação colaborativa e voluntária”, defende o idealizador do projeto.

O nome dado ao projeto é uma homenagem de Luiz Antônio dos Prazeres à sua mãe, que segundo ele, foi responsável por sua formação como leitor.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.