Criado por Administrator em sex, 03/01/2014 - 15:05
Caroline Antunes
A professora do Departamento de Ciências Biológicas Uyrá dos Santos Zama criou o projeto "A contribuição da tecnologia da informação para o ensino de histologia", com o objetivo de buscar alternativas virtuais de trabalho para a disciplina de histologia. A ideia é que o estudante tenha acesso remoto ao conteúdo em um ambiente permanentemente disponível e com recursos didáticos diferentes dos oferecidos nas atividades presenciais, seja em sala de aula, seja em laboratório de práticas.
Uyrá explica que "a histologia consiste no estudo dos tecidos animais e vegetais, e seu estudo prático é feito principalmente com a análise de lâminas com os preparados biológicos observadas em microscópio". Segundo ela, uma das maiores dificuldades dos alunos dessa disciplina é desenvolver a habilidade em observar os cortes bidimensionais do laminário (no mesmo plano) e compreender o tecido ou órgão tridimensional, como um todo. "Nesse sentido, venho buscando oferecer uma alternativa de estudo aos alunos com outros recursos que possam facilitar essa tarefa".
A partir disso, em 2010, em um projeto pró-ativa, com apoio do Centro de Educação Aberta a Distância (Cead), ela desenvolveu um website disponibilizando imagens do laminário utilizado nas aulas práticas acompanhadas de uma breve descrição e de esquemas. Ela conta que, com o atual projeto, a proposta foi ampliada para o desenvolvimento de uma sala virtual na plataforma institucionalizada Moodle, que permite não só a disponibilidade das lâminas como também outros conteúdos teóricos, vídeos, simulações, imagens, etc.
Com resultados positivos, Uyrá destaca que o projeto contribuiu bastante para o aumento do interesse dos alunos pela disciplina, uma vez que eles estão habituados a lidar com plataformas virtuais e têm bastante interesse nesses recursos. "Essa proximidade interferiu positivamente no rendimento acadêmico medido por provas equivalentes, sendo que, em média, os alunos obtinham 49% dos pontos nas provas práticas da disciplina e, desde a introdução do site, esse rendimento subiu para próximo de 70%. A avaliação após a sala virtual ainda não foi feita, pois este é o primeiro semestre de atividade", acrescenta a professora.
O projeto deve ser concluído no final deste período e tem como público-alvo estudantes do segundo e terceiro períodos do curso de Ciências Biológicas, podendo ser estendido para os cursos de Farmácia, Nutrição, Educação Física, Ciências e Tecnologia dos Alimentos e Medicina.