Ir para o conteúdo

Projeto da UFOP é contemplado no prêmio Santander Universidade Solidária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em premiação realizada em São Paulo, na quinta-feira, 22 de novembro, a Universidade Federal de Ouro Preto foi agraciada com o Prêmio Santander Universidade Solidária, com o projeto “Desenvolvimento Socioeconômico das Mulheres de Antônio Pereira e Educação Ambiental – A Organização da Produção de Sabão Artesanal à Base de Óleo de Cozinha Usado”. A cerimônia de entrega do prêmio, realizada no Hotel Grand Hyatt, contou com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Presidente Mundial do Grupo Santander, Emílio Botin, o Reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins, e reitores de outras dezenas de Universidades brasileiras, da rede pública e privada.

O projeto vencedor na categoria Universidade Solidária foi representado pela professora Ângela Leão Andrade, do Departamento de Química, que, juntamente com a professora do Departamento de Farmácia, Vera Lúcia de Miranda Guarda, o professor Fábio Viana de Moura (ICSA), a psicóloga Joseane Mendes (Prace) e a administradora de empresas Dilse Adriana Guimarães (Escola de Farmácia), coordenam os trabalhos do projeto, que tem o apoio do Programa de Capacitação continuada da Cátedra UNESCO para a formação de mulheres zeladoras e multiplicadoras. A Universidade recebeu dois troféus, um para a instituição, e outro para o projeto, que ainda receberá um recurso financeiro no valor de R$50 mil para realização de atividades do distrito de Antônio Pereira.

Outro projeto da Universidade também concorreu ao prêmio e foi indicado entre outros 1.200 inscritos: “Associação de Hortigranjeiros de Bento Rodrigues: do cultivo da pimenta biquinho à produção de geléia artesanal”, representado pela professora do Departamento de Engenharia de Produção (Depro), Sandra Rufino. O projeto faz parte da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (Incop), e iniciou suas atividades em junho de 2012. “Para nós é um grande reconhecimento ser indicado ao prêmio em tão pouco tempo de trabalho. Isso demonstra que temos uma equipe comprometida e uma parceria efetiva com a comunidade”, destaca a coordenadora. Ainda de acordo com Sandra, a proposta agora é dar continuidade aos trabalhos previstos no planejamento e viabilizar recursos para reformas e obras necessárias: “Há muito ainda para se construir em termos de gestão, relações interpessoais e articulações com o município. Temos muito trabalho pela frente e saímos mais motivados do Prêmio”.  

De acordo com o reitor da UFOP, professor João Luiz Martins, tanto a indicação de dois projetos da UFOP entre oito finalistas, quanto o prêmio que a Universidade trouxe para Ouro Preto, são motivos de comemoração. “É um grande mérito da Universidade ter dois projetos indicados e sair com um prêmio nas mãos. Foi um reconhecimento do trabalho comprometido com as comunidades locais, o que reforça essa característica própria da UFOP”, destacou.

O evento do Santander Universidades contou ainda com um show de encerramento do cantor João Bosco, que foi ex-aluno da UFOP, na Escola de Minas.