Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projeto da UFOP é um dos finalistas no Prêmio ANA 2012

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A partir das 19h30 desta quarta-feira, 5 de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgará os vencedores do Prêmio ANA 2012. Minas Gerais concorre em metade das oito categorias em disputa. O projeto História do Controle e Uso da Água na Cidade de Ouro Preto durante os Séculos XVIII e XIX, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é finalista da categoria Água e Patrimônio Cultural. Entre as empresas, a Coteminas, de Montes Claros, busca a premiação com o projeto Tratamento de Efluentes por Membranas de Ultrafiltração – VRM.

Entre as organizações não governamentais, a ONG Grupo Dispersores, de Brazópolis, é finalista com o Projeto de Olho nos Olhos – Proteção e Recuperação de Nascentes. Na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica, Minas Gerais está na final do Prêmio ANA 2012 com o projeto Sustentabilidade com Unidades de Captação: Melhor Destino das Águas Pluviais, realizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos de Lassance (Ipel). A única vez que os mineiros venceram foi em 2010 com o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Minas.

O evento reconhece iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Os trabalhos inscritos também apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

Neste ano, trabalhos de oito categorias disputam a premiação: Água e Patrimônio Cultural (novidade da edição de 2012), Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Durante a solenidade serão conhecidos os oito vencedores que receberão o Troféu Prêmio ANA, peça criada pelo mestre-vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para o evento. Os finalistas estarão em Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.

Nesta edição, a ANA recebeu a inscrição de 363 trabalhos, marca que superou o recorde de 2010, quando 286 projetos participaram. Além disso, a localização dos finalistas demonstra o aspecto nacional da premiação, pois há trabalhos de todas as cinco regiões: Minas Gerais (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), São Paulo (3), Pernambuco (2), Santa Catarina (2), Sergipe (2), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Mato Grosso (1) e Roraima (1).

Durante a solenidade será lançado o Banco de Projetos do Prêmio ANA, que reúne no site da premiação informações de trabalhos que já foram finalistas e vencedores nas edições anteriores, com o objetivo divulgá-los para que as boas práticas possam ser replicadas pelo Brasil.

Na cerimônia haverá uma homenagem ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento aos esforços e iniciativas desenvolvidos pela instituição – ao longo de 75 anos – na identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio natural e cultural brasileiro. Além disso, no foyer do teatro, acontecerá a exposição fotográfica “Água e Patrimônio”, organizada pelo Iphan e realizada pela ANA, com imagens do patrimônio protegido ou em fase de estudos.

O Prêmio ANA é concedido a cada dois anos desde 2006, sempre com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal. Em 2012, a Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob) apoia a premiação.

Seleção

Para cada uma das categorias, a Comissão Julgadora selecionou três iniciativas finalistas e, entre elas, uma vencedora. Tal Comissão foi composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo. Os critérios de avaliação dos trabalhos levaram em consideração: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável). Apenas a categoria Água e Patrimônio Cultural contou com critérios específicos.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.