Ir para o conteúdo

Projeto da UFOP busca identificar crianças com fatores de risco de doenças no coração

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A pesquisa “Coraçõezinhos de Ouro Preto”, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), coordenada pelas professoras do departamento de Medicina, Flavia Faleiro e Cristina Nascimento, busca reavaliar, comparar e avaliar fatores de risco cardiovasculares em crianças e adolescentes da cidade. Hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto são algumas doenças relacionadas a problemas no coração, que podem ter seu quadro agravado se não identificadas cedo.

O projeto teve uma primeira fase em 2006 e será retomado agora com as mesmas crianças, hoje adolescentes. Na primeira etapa, há cinco anos, as crianças foram escolhidas por meio de sorteio nas escolas de Ouro Preto. Na segunda fase, serão reavaliadas as que tiveram a identificação de fatores de risco no estudo anterior.

Após este momento de reavaliação, o próximo passo é usar medidas preventivas nesta população identificada e alertar aquelas que não foram identificadas, mas que têm o mesmo perfil de risco para doenças cardiovasculares.

O projeto conta com bolsistas que serão responsáveis pela identificação das crianças e  coleta de dados, prevista para as sextas-feiras pela manhã, no Centro de Saúde da UFOP, com supervisão de um dos professores de Pediatria da UFOP.

A coordenadora do projeto, Flávia Faleiro, ressalta a importância do estudo para a comunidade: “A identificação de fatores de risco para doenças cardiovasculares na população de crianças e adolescentes tem como objetivo principal alertar sobre as doenças cardiovasculares e sobre a importância de medidas preventivas que possam reverter este quadro”, conclui.