Ir para o conteúdo

Projeto da UFOP será apresentado em simpósio sobre restauração florestal

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
No dia 8 de agosto, a professora do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da UFOP, Alessandra Kozovits, participa do Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, na Universidade Federal de Viçosa. Ela apresentará um projeto que tem como meta conhecer a capacidade biotécnica das plantas nativas da Mata Atlântica para uso da recuperação de margem de rios degradados. A finalidade é estabilizar o processo erosivo.

Alessandra informa que o estudo é inédito na região do quadrilátero ferrífero. ’’Só tem um projeto desse gênero no Rio Grande do Sul, mas não existe um com as espécies da nossa região. Somos os primeiros’’, destaca.

A pesquisa pretende conhecer a capacidade de rebrotar das estacas dessas plantas num período de 40 dias e já foram realizados testes com mais de 20 espécies nos laboratórios da UFOP.

Alessandra enfatiza que o simpósio é excelente para levar o nome da UFOP para outros fóruns de divulgação. ’’Vamos apresentar os primeiros dados sobre o projeto e será uma oportunidade de discussão e troca de conhecimento’’, finaliza.

O estudo conta com a participação de três alunas de doutorado do programa de pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais do Departamento de Geologia, uma aluna de mestrado do programa de pós-graduação em Ecologia de Biomas Tropicais do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, e três alunos de graduação do mesmo departamento.

Evento
O Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de agosto de 2013, tem como objetivo promover um fórum de discussão sobre os problemas relacionados à restauração florestal de áreas de preservação permanente, reserva legal e áreas degradadas em geral.