Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projeto da UFOP sobre doenças do tendão é aprovado no edital Proext

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Projeto Prevenção e Tratamento de Tendinopatias (PREVENNT) foi aprovado no Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação. O tema refere-se às doenças causadas pelo uso excessivo dos tendões – as chamadas tendinopatias -, quadro que acomete principalmente atletas e trabalhadores que exercem tarefas repetitivas, que podem causar dor, inchaço, vermelhidão e provocar dificuldade em executar atividades da rotina. A tendinopatia crônica é resistente à maioria dos tratamentos, causando queda de produtividade e renda, o que poderia ser evitado por ações preventivas e por um tratamento inovador.

Coordenado por Gustavo Benevides, do Departamento de Ciências Biológicas da UFOP, o projeto conta também com a participação de professores e alunos dos diversos cursos da área da saúde da Universidade. O professor afirma que na região de Ouro Preto muitos trabalhadores sofrem com a tendinopatia, em especial os artesãos e os profissionais da indústria e da mineração. “O projeto vai ao encontro de uma demanda socioeconômica do tratamento da tendinopatia, pois irá tratar com diferentes tipos de laser e ultrassom os portadores da doença que estão na fila de espera por atendimento na Clínica Pública Municipal de Fisioterapia de Ouro Preto”, destaca Benevides. Segundo o coordenador, o tratamento proposto pelo projeto acelera a cicatrização, facilitando a regeneração do tendão. Com a velocidade de regeneração intensificada, o tempo de tratamento e o uso de medicamentos são minimizados.

O professor garante que a aplicação desse tratamento é segura, simples, indolor e rápida. Porém, a maneira mais eficiente de evitar o quadro ainda é prevenir que uma atividade repetitiva se torne lesiva e crônica. “Serão oferecidas à população palestras de prevenção que explicarão as causas da tendinopatia e como prevenir. A prevenção será baseada na análise das atividades de trabalho e em um programa de exercícios de alongamento e fortalecimento dos tendões. Todas essas ações executadas pelo Projeto serão o início de uma campanha municipal contra a tendinopatia crônica”, conta Benevides.

Programa de Extensão Universitária
O Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação, é um importante instrumento para estimular as ações extensionistas. “Através do projeto de extensão os graduandos vivenciam os diversos problemas sociais e podem, na universidade, produzir conhecimento científico para solucionar problemas. O projeto capacita a população visando à sustentabilidade e prepara o universitário para o real mercado de trabalho”, defende o professor Benevides.  

A UFOP no ProExt
O programa ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão, todos voltados para a inclusão social. Com a aprovação, a UFOP terá a oportunidade de disponibilizar mais bolsas, contribuindo para a expansão da inclusão social na região. A UFOP teve oito aprovações na seleção 2012, entre elas, quatro propostas receberão os recursos financiados pelo Ministério da Educação. Foram selecionados quatro programas e quatros projetos, em sete linhas temáticas diferentes, nas áreas de Redução das desigualdades sociais, Geração de trabalho e renda, Preservação do Patrimônio, Direitos Humanos, Educação, Cultura e Arte e na área de Saúde.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.