Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projeto integra atividades lúdicas ao ensino da matemática em João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Luísa Campos

O projeto “Aprendendo Matemática através de Atividades Lúdicas” é desenvolvido por estudantes de graduação do curso de Matemática e atende alunos do 9º ano de uma escola pública em João Monlevade. Coordenado pela professora do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea) Alana Cavalcante Felippe, conta com o apoio da Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Canal Futura.

As atividades são desenvolvidas por oito bolsistas que utilizam brincadeiras como o bingo, jogos de tabuleiro, baralho, quebra-cabeças e dominó para facilitar o entendimento da matemática. Os jogos também tiram os estudantes da rotina das aulas, despertando o interesse e a curiosidade. As atividades são planejadas e aplicadas pelos bolsistas que, no período de uma aula, relacionam o conteúdo ensinado pelas professoras. Todos os exercícios têm uma pontuação e, ao final do projeto, a turma que obtiver a maior somatória de pontos recebe premiações - a visita ao campus da UFOP é uma delas.

Segundo o bolsista Diego Pantuza, participar do projeto, entrando em contato com a história dos alunos e as dificuldades enfrentadas por eles, é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.''Além de perceber a evolução dos alunos, percebi uma evolução em mim mesmo. No início, eu era um pouco mais tímido para falar em público, mas, com o tempo, isso melhorou muito. O projeto foi também uma ótima oportunidade de aprender como trabalhar em equipe, e tudo isso certamente será de extrema importância no restante da minha carreira acadêmica e, futuramente, na profissional''.

O estudante comenta sobre o desenvolvimento no aprendizado notado pelos bolsistas, professores e participantes: ''No decorrer do projeto, fomos percebendo a evolução de cada um: no início, observamos que alguns deles estavam um pouco desconfiados, se aquelas brincadeiras e jogos contribuiriam para o aprendizado. Com o passar do tempo, vimos que eles estavam gostando das atividades cada vez mais e boa parte estava mostrando uma evolução de aprendizado muito grande''.

Alana Felippe afirma que a aplicação do projeto está sendo eficaz: da mesma forma que houve melhoria no rendimento das turmas, também ocorreu o crescimento do interesse dos alunos pela disciplina e, como resultado, um aumento significativo em suas notas. ''Nas reuniões com as professoras responsáveis pelas turmas de 9º ano e com a supervisora da escola, elas relatam como os alunos esperam pela aula de Matemática “diferente” e também indicam níveis de problemas que devem ser trabalhados por meio das atividades lúdicas de modo que alcancem a maior parte dos alunos''.

A coordenadora também comenta que, além do desenvolvimento em matemática, o projeto contribuiu para o fortalecimento das relações interpessoais, colaborando para maior proximidade entre os colegas do 9º ano. O contato com os bolsistas da UFOP estimulou os alunos a planejarem o futuro, almejando o ingresso em uma universidade. ''Os alunos desenvolveram um grande entrosamento entre si, com a finalidade de a turma obter maior pontuação na gincana. Além disso, com a convivência com os bolsistas e uma visita técnica na UFOP, conseguimos despertar o interesse em uma universidade, realidade que não passava pelos planos desses jovens''.

Para o ano de 2015, Alana pretende continuar aplicando o projeto na escola e estendê-lo para outros anos do ensino fundamental, conforme foi proposto em uma reunião com a coordenadora do instituto e professoras do 9º ano. Os planos também compreendem a criação de um projeto para contemplar alunos que não têm facilidade em Matemática, em que conceitos básicos dessa disciplina não são amplamente dominados, afetando o desempenho escolar.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.