Criado por Administrator em qua, 01/07/2009 - 15:05
O projeto Jovens Ilustradores, lançado pela Vale no dia 5 de junho, chega ao município de Ouro Preto, Minas Gerais, no próximo fim de semana. As oficinas de ilustração botânica serão realizadas entre os dias 3 e 5 de julho, no COOPVEST (Rua São José, 166 – Centro). O projeto, que está vinculado à segunda edição do Prêmio Brasileiro Imortal, a ser lançado em outubro deste ano, vai envolver 2 mil jovens e professores do ensino público em 17 cidades brasileiras onde a empresa atua.
Deste total, serão selecionados seis jovens e um professor que farão os selos que ilustrarão as espécies selecionadas para o Brasileiro Imortal 2009. Como no ano passado, o prêmio prevê a eleição, via internet, de brasileiros ligados à causa socioambiental que terão seus nomes imortalizados em plantas descobertas na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), Sítio do Patrimônio Natural da Unesco.
O projeto pretende despertar aptidões artísticas e disseminar conceitos de educação ambiental e conhecimento botânico entre jovens de 8º e 9º anos do ensino fundamental. O projeto sociocultural, que começou pelo município de Rosário do Catete, em Sergipe, criará núcleos de ilustradores botânicos por meio da realização de oficinas locais de aprendizagem.
A ilustradora botânica Dulce Nascimento, discípula da inglesa Margaret Mee, é a coordenadora do projeto. Dulce foi a responsável pela ilustração dos selos usados no Brasileiro Imortal 2008. Na oficina de Ouro Preto a instrutora será a ilustradora Ana Iath. Do seu convívio com Dulce, Ana assimilou a técnica apurada, o traço delicado e a paixão por ensinar, tendo desenvolvido e aplicado uma técnica para ensino de adolescentes. Técnica esta, baseada em uma metodologia especialmente voltada para o ensino da ilustração botânica como forma de desenvolvimento artístico e de educação ambiental.
Plantas nativas de cada região serão os temas das ilustrações nas oficinas regionais programadas. Os sete selecionados participarão da oficina final, a ser realizada em 21 de setembro, Dia da Árvore, na Reserva Natural Vale, em Linhares, onde o grupo fará as ilustrações das espécies recém-descobertas na reserva e que serão usadas na edição do prêmio deste ano.
Os desenhos serão estampados em selos comemorativos, em uma parceria com os Correios, além de participarem de uma exposição nas cidades onde a Vale atua.
Confira passo a passo as fases do concurso:
concurso
Fonte: Assessoria de Imprensa - Vale