Ir para o conteúdo

Projeto Poesia Viva distribui livros para comunidade de Serra do Carmo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

O projeto “Poesia Viva - A poesia bate à sua porta”  irá distribuir 4.500 livros no distrito de Serra do Carmo no dia 17 de maio de 2014. A ação será realizada na Escola Municipal de Serra do Carmo no dia da “Família na Escola”.  Idealizado pela ex-aluna da UFOP, Andreia Donadon Leal, o projeto existe desde 2009 e já distribuiu 24 mil livros para comunidades. A ação consiste em bater na porta da casa das pessoas e ler poesias, contos, crônicas e distribuindo livros gratuitamente, a fim de estimular o hábito de leitura.

Segundo o professor de Jornalismo da UFOP, José Benedito Donadon Leal, o projeto é importante para defender uma proposta de democratização da leitura, capaz de atingir as mais diversas classes sociais: "Chegamos aos mais diferentes sujeitos e grupos sociais, ampliando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com sua família para ler uma história, um poema, um texto, um causo". O professor também acredita que a ação aproxima a comunidade da Universidade: “O autor-acadêmico, tendo contato com a comunidade, faz com que a distância entre autor e leitor seja rompida, tira a frieza do livro e acaba com o mito de que a Academia é composta por intelectuais inatingíveis”.

Andreia diz que, desde o início, o projeto tem o intuito de incentivar a criação de pequenas bibliotecas familiares que servirão de apoio fundamental na criação do hábito de leitura e do apreço ao livro. Para ela, fazer a distribuição dos livros no dia da "Família na Escola" é importante para contribuir com este processo. "Poder distribuir livros e conversar com pais e alunos no Dia da Família na Escola sobre a importância do hábito da leitura na vida deles (família) e de seus filhos ampliará os objetivos do projeto, pois nosso foco é leitura e acesso ao livro na família".

Além de distribuir livros os participantes do projeto "Poesia bate à sua Porta" estão lançando uma coleção de seis livros inéditos que farão parte do kit do projeto. Dos seis livros, dois foram editados para crianças, Os Quatro meninos de Andreia Donadon Leal e As crianças que ainda somos de Gabriel Bicalho, e quatro livros para todas as idades: João-sem-braço, contos de J. B. Donadon-Leal; Algo nas Nuvens, poesia de J.S. Ferreira; Brevidades, crônica, e Megalumens, aldravia, de Andreia Donadon Leal.