Criado por Administrator em qui, 26/12/2013 - 11:22
Mariana Borba
O projeto de extensão Telecentro Comunitário, desenvolvido pelo Departamento de Computação (Decom) da UFOP há quase 10 anos no Morro Santana, em Ouro Preto, tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico das crianças, jovens e adultos também dos distritos da cidade por meio de tecnologias de informação.
Os responsáveis pelo projeto observaram que a integração à “sociedade de informação” ou à “sociedade do conhecimento” é condição fundamental para o exercício da cidadania e, por isso, o Telecentro chegou às comunidades afastadas. As tecnologias de informação são necessárias para democratizar a informação e o projeto ensina os jovens a utilizá-las.
José Maria Ribeiro, coordenador do Telecentro e professor do Decom, explica que o projeto começou no Morro Santana e que existia uma demanda significativa para os cursos básicos de comunicação nos distritos, como Cachoeira do Campo, Amarantina, Monsenhor Horta, entre outros.
As principais ações do projeto são o curso básico de informática e a oficina de jogos pedagógicos, oferecendo aos moradores das localidades oportunidade de conhecimento, entretenimento e acesso às redes sociais e outras atividades. Até o final do ano, haverá 12 turmas do curso de informática, com duração de dez semanas cada, e uma turma de oficina de jogos pedagógicos. O público, incluindo a utilização individual das instalações, está estimado em 150 pessoas.
O professor José Maria fala sobre a atividade como um ganho para quem precisa do acesso às redes e conclui: “Temos uma visão mais amadurecida em relação ao vínculo das atividades com a Universidade, que dá esse suporte para o projeto”.