Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projetos de Cidadania e Artes Circenses são apresentados em Congresso de Extensão da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

O segundo dia do I Congresso Nacional de Extensão da UFOP deu continuidade às sessões de comunicação, onde alunos extensionistas tiveram a oportunidade de expôr oralmente seus projetos. Duas sessões foram apresentadas: Cidadania e Extensão, que abordou trabalhos de extensão voltados à comunidade, e Arte, Circo e Extensão, que abordou a educação pode meio das artes, em especial trabalhos relacionados ao circo.

A professora Kassandra Muniz, organizadora do Congresso, conta que a ideia do evento surgiu pelo fato de algumas universidades já estarem fazendo congressos próprios de extensão, com o intuito de colocar essa área em visibilidade e mostrar o caráter acadêmico dela. “A ideia é mostrar as pessoas que a extensão também faz parte da academia. Para fazer um projeto de extensão é necessário leitura e pesquisa, então a ideia é mostrar que assim como nos preparamos para fazer nossas pesquisas, para dar nossas aulas ou fazer outros projetos, a extensão também tem caráter acadêmico e isso precisa ser mais notório”.

A primeira sessão do dia teve como tema central a cidadania e três projetos foram apresentados. O primeiro grupo falou sobre a  Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da UFOP (Incop), que existe desde 2011. Bruno Albrigo, aluno de Direito, que está no projeto desde 2013 conta que, por meio do projeto, é possível estabelecer um diálogo entre aprendizado e ensino com a comunidade. “Nós conseguimos passar pouco dos conhecimentos que adquirimos na universidade e ao mesmo tempo aprendemos com os empreendimentos incubados algumas questões de vivência e empreendedorismo, além disso a noção de socialidade, associação e poder ver a realidade de alguns empreendimentos do interior brasileiro.

O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) foi apresentado durante a sessão. A aluna Isabela Cunha, do 5º periódo de Direito, que participa do projeto há dois anos, expôs alguns dos projetos que exitem dentro do NDH, como Direitos da Criança e do Adolescente e do Parlamento Jovem. Segundo Camila, o Núcleo proporciona uma experiência além da teoria que é recebida na sala de aula. "Ele é muito importante para te conectar com os problemas da sociedade, que dentro da sala de aula é visto apenas na teoria"
 
Por último, a professora Renata Cristina Maia, do curso de Direito, apresentou o projeto de Mediação executado pelos alunos do curso de Direito da UFOP. O projeto surgiu em 2008 por meio do programa Pacificar, do Ministério da Justiça, e hoje conta com 15 bolsistas que têm a chance de ter contato direto com a comunidade, sentindo a realidade social do local onde eles estão inseridos. “Os alunos podem participar efetivamente de um processo de mediação, que é uma restauração do dialógo de partes que estavam rompidas", explica.
 
Arte, Circo e Extensão
A sessão que abordou o papel  dos projetos de extensão que abordam artes na educação foi de forma alegre e descontraída. A pedagoga Thalita Paes veio da cidade de Viçosa para apresentar o projeto Hoje tem marmelada? Tem sim, senhor: As tessituras da Educação de crianças atuantes em espetáculos circeses”. Para ela, apresentar o trabalho em um evento da UFOP é uma ótima oportunidade. “Em Ouro Preto tem muitos projetos de arte-educação e cultura, por isso quis me apresentar aqui”.

O projeto Circo Arte Educação foi apresentado pela professora Neide das Graças, do Deart, e Antônio Eduardo França, representante da Ong OCA, parceira da UFOP no projeto. Durante a apresentação, Neide falou da importância de um projeto como esse tanto dentro da universidade como na comunidade, pois ajudar a integra-las. Os alunos do curso de Artes Cênicas da UFOP contribuem com o projeto, ensinando crianças e adolescentes as artes circenses.

O I Congresso Nacional de Extensão da UFOP ocorre até o dia 30 de Maio, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Ichs). A programação completa pode ser conferida no site.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.