Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projetos de Tecnologia Social TECNOARTE E POLIDESIGN inauguram laboratório e exposição

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em 9 de julho, as 17h, a equipe do Laboratório de Material Didático Multimídia (LMDM - CETEC) realiza a inauguração do Laboratório de  Design de Produto da Escola Estadual Dom Pedro II e a exposição "Arte e Biologia - Cores, formas e multimídias na visualização da Ciência" que acontece no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas - UFOP, até 25 de Julho.

 

Ambos eventos fazem parte das atividades dos Projetos de Tecnologia Social TECNOARTE E POLIDESIGN que, desde 2008 atuam dentro de escolas estaduais de Minas Gerais. A Escola Dom Pedro II é a primeira no estado a receber a estrutura de última geração em tecnologias de multimídias e design de produtos. Ao todo, são duas salas equipadas com computadores MAC OSX, projetores, scanner 3D, impressoras 3D e fresadoras.

 

O objetivo desses projetos é levar até as instituições de ensino básico uma nova estrutura e proposta de educação, em que o ensino dos conteúdos curriculares regulares são conjugados com o ensino de conteúdos técnicos de informática, tecnologia, design e engenharia. O aluno que participa dos cursos promovidos pelos projetos passa pelo menos 6 horas semanais investigando conteúdos científicos de seu interesse e, através da tecnologia, transformando o conhecimento que adquiriu em material didático que poderá servir para outros alunos. Com o tempo, a escola acumula um acervo de material didático de excelente qualidade gráfica e científica.

 

O espaço também oferece atividades para professores do ensino básico que queiram aprender as novas tecnologias midiáticas e da engenharia. E ainda garante suporte para que os docentes conheçam e investiguem as possibilidades do uso dessa tecnologia na sala de aula e para que projetem e confeccionem suas próprias peças didáticas.

 

O projeto conta com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

 

"Visualizar a Natureza pelo olhar da ciência exige um profundo exercício de abstração. Abstração que é também um exercício constante no trabalho artístico. Aproximar Arte e Ciência é o caminho quando se quer comunicar a compreensão científica dos fenômenos geradores da exuberância da Natureza em suas formas e cores.


A exposição apresenta multimídias de alunos do ensino do médio de Ouro Preto e Belo Horizonte onde se entrelaçou Arte e Biologia. Os trabalhos desses jovens desvendam os processos biológicos detrás da diversidade do ambiente vivo, representando-os de forma a evidenciar a beleza, a sutileza e sofisticação desses mecanismos."

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.