Criado por Administrator em qui, 09/10/2014 - 16:47
Daniella Andrade
O Sunsticker e o Golden Information são dois projetos desenvolvidos por estudantes da UFOP que foram selecionados para a segunda fase do Prêmio Santander Empreendedorismo. Para esta etapa, foram escolhidos 150 projetos dos mais de 20 mil trabalhos inscritos em todo o País, que estão sob júri popular até o dia 16 de outubro. Os resumos dos trabalhos estão expostos no site www.santander.com.br/universidades e qualquer pessoa pode votar.
As três propostas que receberem o maior número de votos serão classificadas para a fase final do concurso, que visa apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de oportunidade empreendedora, elaborados e finalizados por estudantes de cursos de graduação e pós-graduação. Cada usuário pode votar mais de uma vez e em mais de um projeto.
Para submeter a proposta, os alunos tiveram que formulá-la a partir dos seguintes critérios: oportunidade (contexto, descrição, solução); mercado (clientes, concorrentes, venda e produção, demanda e potencial); inovação (novidade, diferencial) e viabilidade (investimento, tempo).
Conheça os projetos da UFOP
O trabalho Golden Information, que tem como autor-líder o estudante de Engenharia de Produção, Thalyck Douglas D. Esteves, tem como objetivo criar um informativo interativo que ficará disponível nos principais pontos de ônibus de uma cidade. A intenção é mostrar em sua interface as opções disponíveis, como as linhas de ônibus, itinerários e horários. Além dessas informações, o informativo fornecerá ao usuário o preço da passagem e os pontos de compra e recarga do cartão de passagens.
Thalyck, que estuda no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), em João Monlevade, conta que ele e sua equipe foram motivados a produzir o trabalho a partir de uma inquietação das próprias experiências com o transporte público. “Como bons estudantes universitários, temos que pegar ônibus todos os dias para ir à faculdade e, sempre que chegamos ao ponto, surgem dúvidas frequentes. Pensando a respeito disso, pesquisamos e estudamos se seria possível criar um dispositivo que nos fornecesse a resposta para todas essas perguntas de forma rápida e prática”, explica o estudante, que comemora o fato de estar entre os finalistas de um grande prêmio. "Isso incentiva cada vez mais alunos a participar de concursos de fomento empreendedor e a desenvolver suas habilidades ainda como estudantes", declara.
Já o Sunsticker, sob a autoria da estudante Nathália Oliveira Braga, consiste em um adesivo sensível à luz solar para monitorar a radiação incidente no usuário. A proposta é desenvolver duas linhas: uma de entretenimento e outra de segurança de trabalho. A primeira indica a dose necessária e o momento para reaplicação do filtro solar e a segunda informa se o usuário ultrapassou, ou não, a quantidade máxima de radiação solar segura para a saúde. A principal motivação do grupo foi a busca por reduzir os altos índices de câncer de pele por monitoramento à exposição e à radiação solar de forma simples e com uso de tecnologia totalmente brasileira.
Nathália Braga é mestranda em Física dos Materiais e comenta como é ter o projeto escolhido entre os 150 selecionados: “Para todos nós da equipe foi uma imensa satisfação, pois a nossa seleção nesse programa reflete na aceitação do nosso trabalho e, além disso, nos dá mais força e garra para dar continuidade para desenvolver soluções que melhoram a qualidade de vida da população como um todo”.
A proposta do Sunsticker foi desenvolvida também pelos alunos Eduardo Quaresma, graduando em Engenharia de Controle e Automação; Mariana Melo, mestranda em Engenharia dos Materiais, e Mariane Murase, mestranda em Física dos Materiais, com orientação do professor Rodrigo F. Bianchi. Já o Golden Information está sob orientação do professor Frederico C. de Vasconcelos Gomes e participação de mais dois estudantes: Jean Carlos Tibúrcio Campos, de Sistema de Informação, e Marcela Lagares Marques, de Engenharia de Produção.
Para votar, acesse o site www.santanderuniversidades.com.br/JuriPopular.