Criado por Administrator em ter, 10/12/2013 - 10:58
Ana Elisa Siqueira
O Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (Icea) da UFOP iniciou, em janeiro de 2013, o projeto de extensão Gestão do Lixo e dos Resíduos Gerados no Icea, que realiza a gestão de todo o resíduo gerado na unidade acadêmica. Inicialmente, a proposta pretendia atender apenas ao Icea, mas, em agosto, o projeto passou a ser inserido em escolas municipais e estaduais da cidade, com palestras e instruções educativas sobre o tema.
O projeto é coordenado pelas professoras Fabiana Aparecida Lobo, do Depto. de Química, e Lucília Linhares, do Depto. de Ciências Exatas e Aplicadas, além da participação de seis alunos bolsistas: Jéssica Fernanda Ferreira, Ígor Silva Duarte, Miguel Monteiro Costa e Mariane Fernandes Araújo da Silva. A proposta, que se encerra em dezembro de 2013, teve como objetivo instruir a comunidade acadêmica do Icea sobre a importância de minimizar a geração de resíduos, além de informar sobre o destino correto do lixo. "Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, a educação e a consciência ambiental da sociedade representam um ponto importante em todas as áreas do ensino”, afirma Fabiana.
No Instituto, foram implantadas lixeiras de coleta seletiva e separação dos resíduos de todos os laboratórios. "Antes da implantação do projeto, os resíduos líquidos gerados no Laboratório de Ensino de Química eram descartados pia abaixo, e pilhas e baterias eram descartados com o lixo comum", explica Fabiana. Agora, os alunos fazem os descartes de resíduos corretamente nos frascos, que são recolhidos periodicamente por empresas especializadas. Já as pilhas e baterias estão sendo depositadas nas lixeiras instaladas perto da cantina e da entrada do bloco de sala dos professores. “Quando tivermos uma quantidade grande depositada, será verificado o local para envio junto à prefeitura", esclarece a professora Lucília.
O projeto de gestão dos resíduos, em parceria com outro projeto de extensão do Icea, Reciclando Vidas, doa à Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) os resíduos que podem ser reciclados. Coordenado pelo professor do Departamento de Computação e Sistema de Informação, Darlan Nunes de Brito, o Reciclando Vidas é responsável pela doação do material reciclável e pelo acompanhamento das atividades da associação, oferecendo oportunidade de melhoria das condições de trabalho e impactando na qualidade de vida dos associados e suas famílias.
As atividades foram iniciadas em 2009, porém, em 2013, passaram a trabalhar a viabilidade econômica da Associação, além da formação social. “O projeto preza pela inclusão social dos catadores e pela valorização das pessoas envolvidas nesse processo, pois muitos têm preconceito com o próprio trabalho. Mas é uma atividade como outra qualquer, e o lixo pode ser fonte de renda", conclui o professor Darlan de Brito.
O projeto está vinculado ao Programa Reciclagem Socioambiental, coordenado pela professora Karla Moreira Vieira, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas. Dois outros projetos de extensão compõem o programa: “Reciclagem de medicamentos: responsabilidade socioambiental”, coordenado pela professora Karla e “Reciclando Vidas”, coordenado pelo professor Darlan Nunes de Brito.



Ouvidoria




