Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projetos mostram Museu como um lugar lúdico e educativo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

A partir do acervo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, são desenvolvidos projetos de divulgação científica que compõem o Programa Integrado de Extensão para o Ensino e Divulgação da Ciência (Pró-Ciência).

Os projetos do Pró-Ciência realizam visitas monitoradas, oficinas, observações no telescópio do Observatório Astronômico e seções no planetário inflável para a comunidade, turistas e escolas da região. Em 2010, houve sistematização das ações com a criação do setor educativo, assim alguns projetos foram reestruturados, como o “Taxidermia: Preservação, Educação e Prática”, em parceria com o Museu e o Departamento de Museologia (Demul) da UFOP. O objetivo é fazer do Museu um espaço lúdico, popularizando a ciência e democratizando a cultura.

Pensando nisso, a aluna do curso de Artes Cênicas da UFOP Marta Vieira Babsky criou a personagem Juju, que faz parte da ação Ciência-contação-mediação. Segundo Gilson Nunes, professor do Demul e orientador do projeto, a personagem contribui para divulgar, dinamizar, enriquecer e potencializar o conhecimento científico. “Pensando não apenas na necessidade da apropriação da própria história, mas também na função social da transmissão da história da qual o sujeito é portador”, comenta. 

As mediações com a personagem Juju acontecem às quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, sendo destinadas ao público em geral. Porém, no período de recesso acadêmico da Universidade, as atividades do projeto ficam suspensas, retornando em 18 de agosto.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.