Projetos na UFOP estimulam alunos e comunidade ouro-pretana ao hábito da leitura

Tamara Pinho

Na Universidade, os estudantes têm contato com textos acadêmicos e técnicos e, devido ao ritmo de aulas e estudos, a leitura literária às vezes fica de lado. Pensando em estimular o interesse da comunidade universitária à leitura de obras literárias, foi criado na UFOP o "Ler por Prazer", projeto da Biblioteca da Escola de Nutrição que, desde 2010, disponibiliza e divulga parte do seu acervo literário.

Coordenado pela bibliotecária Sônia Marcelino, o projeto era realizado, inicialmente, na Biblioteca do Departamento de Engenharia de Minas (Demin), com o apoio do professor Carlos Alberto Pereira. Pouco tempo depois, foi levado para a Biblioteca da Escola de Nutrição (Enut). Para a coordenadora Sônia Marcelino, o papel da literatura é importante para o êxito do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a leitura estimula competências como criatividade e criticalidade.

O acervo do projeto é composto, atualmente, por 300 exemplares de livros e revistas, incluindo literaturas nacional e estrangeira, romances, culinária, autoajuda, psicologia e biografias. A cada semestre, novos títulos são inseridos  para atualização do acervo. De acordo com Sônia, o projeto tem sido bem aceito pelo público da Universidade: "Recebemos pedidos para que o projeto seja ampliado para outras bibliotecas. Por enquanto, pretendemos implantar uma agenda de atividades diversificadas, como encontros literários com autores e escritores e lançamento de livros".

A estudante do 2º período de Farmácia Kellen Sacramento conheceu o projeto assim que ingressou na UFOP: "Esse projeto me dá a oportunidade de fazer o que eu mais gosto: ler. Como a vida de estudante nem sempre nos permite comprar vários livros, posso pegar emprestado gratuitamente".

EXTENSÃO - Na UFOP, a leitura também é estimulada por meio de projetos de extensão, como o "Carro Biblioteca", da Biblioteca do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac), e pela "Oficina da Ciência e Cidadania", do Demin, que levam ou criam bibliotecas comunitárias em bairros periféricos de Ouro Preto. O "Carro Biblioteca" existe desde 2010 e consiste em uma biblioteca itinerante que possibilita aos moradores dos bairros atendidos o acesso ao universo dos livros, da leitura e da informação, contribuindo para a sua inserção social, cultural e de cidadania.

Atualmente, o "Carro Biblioteca" realiza ações semanais, com duração de três horas, nos bairros Piedade, Santa Cruz, Cabeças e no distrito de Santo Antônio do Leite. O projeto oferece às comunidades serviços de empréstimos domiciliares, pesquisas e oficinas de atividades artístico-culturais para o público infanto-juvenil e adulto. As visitas ocorrem ao longo do ano, sendo interrompidas apenas nos períodos de férias na UFOP. De acordo com a coordenadora Neide Nativa, o "Carro Biblioteca" leva às pessoas que vivem distantes do centro a oportunidade de terem acesso a diversos livros. "É uma oportunidade oferecida aos moradores da periferia, principalmente jovens e crianças, para que tenham uma opção de lazer saudável, prazerosa, integrativa e inteligente, em vez de trilhar os caminhos da violência, das drogas e da exclusão social".

Coordenado pelo professor Carlos Alberto Pereira, o projeto "Oficina da Ciência e Cidadania" consiste em criar bibliotecas nos centros comunitários dos bairros Morro São Sebastião e Saramenha. As bibliotecas possuem um acervo variado, adquirido por meio de doações de voluntários e de patrocinadores. Nessa oficina, são desenvolvidas atividades culturais e sociais, além de reforço escolar e oficinas de leitura. Os moradores dos bairros São Sebastião e Saramenha podem ter acesso ao acervo e às atividades levando uma foto 3x4 e comprovante de residência para fazer o cadastro.

SERVIÇO: Horários de atendimento do Carro Biblioteca:

• Bairro Cabeças e imediações – quartas-feiras – das 9h às 12h - na área de Lazer
  • Bairro Santa Cruz – quintas-feiras – das 9h às 12h - no ponto final do ônibus
  • Bairro Piedade – sextas-feiras - das 9h às 12h – ao lado da Igreja da Piedade
  • Distrito de Santo Antônio do Leite – sábados – das 9h às 12h – Praça do Coreto, localizada na Chapada.