Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Projetos para melhoria dos cursos de graduação serão implementados na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em uma ação estratégica e inovadora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), os cursos de graduação presenciais e a distância receberão recursos financeiros para aprimorar e fortalecer o ensino. Mais de R$1.200.000,00 serão investidos para que os colegiados desenvolvam ações concretas para contribuir com a qualidade da graduação.

De acordo com o reitor Marcone Jamilson, "a ação, além de estratégica, é prioritária, considerando que a UFOP trabalha pela melhoria contínua de seus cursos". Segundo ele, "o bom funcionamento dos cursos é uma das principais razões da existência de nossa universidade e, assim, todos os esforços devem ser feitos no sentido de viabilizar os projetos, mesmo em um horizonte de contigenciamento orçamentário como o desenhado para 2015”.

Cerca de 40 projetos, de vários cursos, foram selecionados pelo edital lançado pelas Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad) e Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O professor Marcílio Sousa Rocha Freitas, Pró-reitor de Graduação, explica que a iniciativa dará início a uma cultura de planejamento dos cursos oferecidos pela instituição de ensino. “As etapas de elaboração dos Planos de Ação Pedagógica (PAP) possibilitaram que cada curso refletisse coletivamente sobre suas potencialidades e desafios. Como resultados, destacam-se o envolvimento e a pronta adesão de todos os cursos de graduação, os quais apresentaram estratégias para a melhoria da qualidade da formação dos nossos estudantes”, pontua.

Aperfeiçoamento do projeto pedagógico e da estrutura curricular do curso; melhoria, diversificação e inovação das práticas pedagógicas; acompanhamento e orientação acadêmica dos alunos; aperfeiçoamento dos estágios curriculares; nivelamento de competências básicas; articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão; e articulação das atividades do curso com a pós-graduação são alguns dos pontos que serão reforçados com os projetos. Além disso, duas ações específicas serão ampliadas: o programa "Bem-vindo, calouro", que tem por finalidade integrar o estudante ingressante ao contexto universitário, e a divulgação dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade.

O Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Rodrigo Fernando Bianchi, destaca a participação, colaboração e envolvimento dos presidentes de colegiado no processo. “Iremos trabalhar para dar mais visibilidade aos cursos de graduação presencial e a distância, para que a comunidade acadêmica crie identificação com o próprio curso. Além disso, os projetos vão desenvolver ações com o propósito de diminuir a taxa de evasão e aumentar a taxa de diplomação”, explica. A etapa de execução foi iniciada com a assinatura do Termo de Compromisso e da Planilha de Detalhamento de Itens Financiáveis pelos coordenadores que tiveram os projetos aprovados.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.