Ir para o conteúdo

Propostas da UFOP são aprovadas pela FAPEMIG para o Projeto Santos Dumont

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Dois projetos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram aprovados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para integrar o Projeto Santos Dumont, que vai destinar mais de R$ 500 mil a propostas que estimulam o espírito empreendedor dos alunos de graduação. Também é focado no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com inovações tecnológicas.

Apresentado em 2005 à FAPEMIG, pelo engenheiro e consultor da área de Engenharia Elétrica, Francisco Vasconcelos, o Projeto Santos Dumont propõe levar para as instituições a pesquisa aplicada no desenvolvimento de produtos de inovação tecnológica.

Na UFOP, foram contemplados os projetos AeroDesign e Treinamento Para Maratona de Programação. Os professores do Departamento de Computação (DECOM) e Departamento de Engenharia de Controle e Automação (DECAT), Marco Antonio Moreira de Carvalho e Paulo Henrique Vieira Magalhães, respectivamente, são os responsáveis por encaminhar os estudantes no preparo e elaboração dos projetos.

A Maratona de Programação foi realizada no último final de semana (17/09), e a UFOP levou seu time para a competição, que consistiu em avaliar os alunos na resolução de problemas computacionais, sob pressão. Já o AeroDesign desenvolve aeromodelos nos laboratórios do DECAT para disputar a competição promovida pela SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade), em outubro deste ano.

Cada Projeto tem seu objetivo fora e dentro da UFOP e planos para o futuro na instituição também, envolvendo cada vez mais os discentes e fazendo da universidade uma referência no campo de pesquisa. No total, R$ 517 mil serão disponibilizados para 29 projetos, dos 63 inscritos espalhados em várias universidades mineiras. Entre as demais propostas estavam: construção de robôs, protótipos automotivos, desenvolvimento de aeromodelos.