Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Propostas para o Plano de Ação Pedagógica contam com a adesão de todos os colegiados de curso

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mariana Borba

Com o objetivo de propor ações que concretizem melhorias para os cursos da Universidade, o Plano de Ação Pedagógica foi desenvolvido a partir de um encontro, realizado em abril desse ano, entre os representantes dos cursos e das Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Planejamento e Desenvolvimento (Proplad). Todos os colegiados dos cursos de graduação presencial e à distância entregaram propostas e sugeriam ações, dentre elas, algumas comuns, como: revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; proposta de recepção e inserção dos calouros no mundo da universidade, inclusão da figura do professor referência/tutor que irá acompanhar os alunos calouros, além de propostas de articulação entre as disciplinas do ciclo básico e da parte profissionalizante.
 
Juliana Santos da Conceição, coordenadora de Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), explica que o fato de todos os cursos envierem propostas pode ser considerado um aspecto muito positivo. "Com os planos ficou evidenciado a importância da articulação da comunidade acadêmica na reflexão sobre os cursos, apontando melhorias”, comenta. A interação entre colegiados e Centros Acadêmicos também é um ponto forte para a conclusão do projeto, como avalia a coordenadora. “Os alunos também se responsabilizam não só no planejamento, mas também na execução de algumas ações, como a recepção de calouros”, completa.

O professor Filipe Nunes Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), afirma que “a definição de uma agenda de reuniões e discussões foi um grande desafio encontrado no decorrer do planejamento e elaboração do Plano de Ação Pedagógica. No entanto, pôde-se perceber o quão valioso foi o desenvolvimento de tais atividades, uma vez que tanto docentes como discentes empenharam-se na análise dos problemas e soluções de propostas”.
 
Até o dia 23 de junho, os colegiados podem apresentar propostas para o financiamento de projetos acadêmicos para melhoria dos cursos de graduação. Éssa é uma medida para concretizar as atividades e os indicadores de desempenho, de acordo com o Plano de Ação Pedagógica.  

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.