Ir para o conteúdo

Quadrilátero Ferrífero recebe visita de comissão da UNESCO

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Uma comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), formada pelos pesquisadores Guy Martini e Rosaria Motica, realiza visita de inspeção em toda região do Quadrilátero Ferrífero durante esta semana, com o objetivo de avaliar o pedido de adesão do Quadrilátero Ferrífero à Rede Mundial de Geoparks da UNESCO.

Na manhã desta terça-feira, os pesquisadores visitaram a Escola de Minas do Centro Histórico de Ouro Preto, onde foram recebidos pelo Diretor da Escola, professor José Geraldo Arantes de Azevedo Brito e pelo Pró-Reitor de Projetos Especiais, prof. Carlos Frederico, que representou o Reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins.

“O objetivo dos Geoparks é promover uma visão global dos valores patrimoniais de uma determinada região”, explicou o pesquisador Guy Martini. Para o Pró-Reitor de Projetos Especiais, “Ouro Preto é um museu vivo, que irradia história e cultura”, declarou Carlos Frederico, em defesa da inclusão do Quadrilátero Ferrífero à Rede Mundial de Geoparks da UNESCO. Para o Diretor da Escola de Minas, a inclusão do Quadrilátero Ferrífero é “importante para aumentar o interesse dos turistas no berço científico que é Ouro Preto”.

Como parte da inspeção, os pesquisadores da UNESCO visitaram o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, acompanhados pelo diretor do Museu, prof. Antônio Gandini. Durante toda semana, os pesquisadores visitam o Parque Estadual do Itacolomi, o Instituto Inhotim, o distrito de Cachoeira do Campo, dentre outras unidades de conservação que compõe o complexo cultural e arqueológico no entorno do Quadrilátero Ferrífero.

No Brasil, o Ceará é o único estado que tem um Geopark. E em todas as Américas, apenas o Canadá tem um parque certificado pela UNESCO. O Quadrilátero Ferrífero luta então para ser o 3º parque reconhecido pela UNESCO na América, o segundo no Brasil. A UNESCO não divulgou a data do resultado do pedido de inclusão do Quadrilátero Ferrífero na rede mundial de Geoparks. O dossiê completo da candidatura pode ser lido no link Geopark Qfe.