Criado por Administrator em ter, 01/04/2008 - 16:48
Na tarde da última segunda-feira, 31 de março, 49 servidores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram homenageados no Centro de Artes e Convenções da UFOP pela conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio, e pela finalização de disciplinas isoladas no ano de 2007.
Esse evento é resultado do “Projeto de Incentivo à Qualificação em nível de 1º e 2º graus”, que teve início em 2006, coordenado por Fabrícia Helena, pedagoga da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP). As aulas são ministradas por graduandos em cursos de licenciatura da Instituição e, além deles, a servidora Luciana Rodrigues da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) atua como professora de Língua Portuguesa.
Para o pró-reitor de Administração, Luiz Fernando Loureiro, esse projeto representa a valorização da pessoa humana. “É uma obrigação valorizar o maior patrimônio da Instituição: as pessoas que fazem parte dela”, afirma Loureiro.
Doze servidores passaram nas provas do exame supletivo, que são realizadas semestralmente pela Superintendência de Ensino para a conclusão do Ensino Fundamental, e dois foram aprovados nas provas de conclusão do Ensino Médio. Os demais concluíram várias disciplinas do 1º e 2º graus. Por um ano e meio, esses servidores freqüentaram aulas oferecidas pela UFOP durante cinco vezes por semana.
Em sua fala, o reitor da UFOP, João Luiz Martins, afirmou: “Preparei-me a vida inteira para esse momento. Como um tabuleiro de xadrez, cada um dentro da Universidade tem o seu papel para alcançarmos as nossas metas. Para isso, é fundamental a atuação de cada servidor dentro da UFOP. E estudar constantemente é essencial”.
Para o servidor do Restaurante Universitário do Campus Morro do Cruzeiro, Pedro Tomaz, voltar a estudar contribui também para a sua vida pessoal, já que ele ficou mais tranqüilo e os estudos possibilitaram que ele abrisse a mente para outras idéias. “Sinto-me valorizado como pessoa, é um momento muito feliz para mim e pretendo continuar estudando”, finaliza.
Nesse ano, o projeto conta com mais 49 alunos em suas atividades. Além de Ouro Preto, as aulas também são ministradas no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana.