Ir para o conteúdo

Reformulação curricular é tema da 2ª edição do Ciclo de Estudos do Curso de Jornalismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Douglas Gomes

Para debater a reformulação da matriz curricular e a reestruturação do curso, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da graduação em jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) promove o 2º Ciclo de Jornalismo. As atividades serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro e destinadas a alunos, docentes e técnicos. As ações ocorrem no auditório e nas salas 3 e 7 (Bloco 2) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. A edição tem o apoio do Colegiado e do Centro Acadêmico Polifonia.

O evento marca mais uma etapa para o desenvolvimento e a integração das propostas das comissões instauradas para a discussão das necessidades da graduação. Presidido pelo professor André Luís Carvalho, o NDE promoveu, nos últimos meses, debates com professores, alunos e técnicos-administrativos para criação de propostas de adequação às Novas Diretrizes

Desde junho deste ano, as propostas são apresentadas em reuniões entre representantes para a melhoria da qualidade e o fortalecimento da formação dos futuros graduados. Os resultados das discussões serão organizados em propostas de ações pelas Comissões de Trabalho (Evasão/egressos/estágio, Matriz curricular e Texto do projeto político-pedagógico). Eles passarão por uma assembleia para chancelamento da proposta de reestruturação e revisão pelo Conselho da Universidade. A previsão de implantação é para o primeiro período de 2015, um semestre antes do proposto pelo MEC.

O professor André Luís destaca que o momento é oportuno, pois trata-se de um curso recente na Universidade, com a formatura de suas duas primeiras turmas em 2012. “A visita do MEC nos conferiu nota quatro, e o resultado do Enade nota cinco. Isso mostra que o curso vem cumprindo seu papel, mas ao mesmo tempo exige constante avaliação e acompanhamento da caminhada feita até aqui, para que possamos nos preparar para os novos desafios acadêmicos de formação e de estrutura curricular”, ressalta André Luís. 

O professor salienta, ainda, a importância da participação de todos nas discussões. Ele argumenta que a reestruturação somente é possível com a integração de alunos, professores e técnicos, “para estabelecer melhorias satisfatórias a todos”.

Histórico O curso de Jornalismo da UFOP foi criado em 2008. Atualmente, o NDE é formado por 14 professores efetivos, com renovação de sua estrutura a cada três anos. O Núcleo tem caráter permanente e seus objetivos são discutir matriz curricular, identidade e projeto pedagógico, visando garantir a implantação, a efetividade e o acompanhamento desse projeto. Também tem como meta propor soluções didático-pedagógicas para a melhoria de sua qualidade.

As mudanças previstas pelas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo foram homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro deste ano. Preveem, dentre outras mudanças, o aumento da carga horária das graduações, a ampliação e o incentivo à pesquisa acadêmica na área, segundo informações da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Os cursos terão dois anos para se adequarem às diretrizes.

Os participantes terão certificação, de acordo com a presença nas atividades. As inscrições podem ser realizadas neste link.