Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Reitor convoca reunião de emergência para discutir novos cortes no orçamento

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O reitor Marcone Jamílson convocou reunião de emergência para avaliar os impactos dos novos bloqueios financeiros impostos pelo Governo Federal em função do decreto presidencial que corta R$ 11 bilhões do orçamento da União. A reunião foi realizada ontem, na reitoria, com a participação da vice-reitora Célia Maria Nunes e de representantes da Pró-reitoria de Planejamento e da Diretoria de Orçamento e Finanças. 

Segundo o reitor, o momento por que passa o país é realmente grave, "o que exige de nós, gestores, total atenção na tomada de decisões, de forma a garantir o funcionamento básico de nossas instituições". Ele disse, ainda, que, enquanto durar essa situação, a UFOP "estará permanentemente avaliando os impactos de medidas restritivas, adequando suas metas e, o mais importante, compartilhando as decisões com a nossa comunidade".

Para o pró-reitor de Planejamento, Rodrigo Bianchi, esse possível corte orçamentário "foi inesperado, podendo trazer consequências mais graves à manutenção e funcionamento da UFOP. Ele explica que, mesmo com os impactos ainda não podendo ser avaliados na sua totalidade, caso os cortes venham a ocorrer, teremos um comprometimento ainda maior em nosso orçamento, que já apresenta, apenas em custeio, um déficit  de R$ 15 milhões".

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) avalia que “uma possível reversão desse quadro seria por meio da aprovação, pelo Congresso Nacional, de projeto de lei PLN 5/2015, que altera os limites de superávit e déficit do orçamento deste ano, restabelecendo a possibilidade de novas liberações de limites de movimentação financeira pelo governo federal de 2015”.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.