Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Reitor da UFOP cumpre agenda em Brasília

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, ocorrido na quarta-feira (11) em Brasília, juntamente com reitores que integram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e deputados e senadores de vários partidos políticos. Estavam presentes representantes de todos os Estados, a convite dos dirigentes das Universidades Federais, da deputada Margarida Salomão (PT/MG) e da Senadora Fátima Bezerra (PT/RN), que coordenam a Frente Parlamentar.

O apoio ao trabalho dos parlamentares tem por meta debater o avanço do sistema das Universidades Federais e superar desafios por meio da interlocução permanente entre Academia e Parlamento. Segundo o reitor Marcone, “os avanços na educação superior pública não podem ser interrompidos, sob pena de não se alcançarem as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. Nesse sentido, é fundamental o apoio do Congresso Nacional, que representa o povo brasileiro”.

As lideranças partidárias expressaram apoio ao grupo de trabalho, ressaltando a importância de investir em projetos para a educação. O Deputado Mineiro Saraiva Felipe (PMDB/MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara, destacou a iniciativa e solicitou assessoramento da frente para auxiliar nas audiências públicas da Comissão de Educação.

Para o presidente da Andifes, Reitor Targino de Araújo, a integração entre parlamentares e Universidades Federais promoverá ações relevantes para aperfeiçoamento das atividades de educação, ciência, tecnologia e inovação. Segundo o Reitor Targino, a Andifes entregou à Frente Parlamentar o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), documento elaborado pela Associação já encaminhado à presidente Dilma Rousseff.

A maioria das atividades da Frente Parlamentar será pautada pela articulação entre o Plano Nacional de Educação e o PDU. Esse último contempla seis dimensões estratégicas: desenvolvimento regional, desenvolvimento nacional, inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação a distância.

A deputada Margarida Salomão informou que a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais recebeu a adesão de mais de duzentos deputados e senadores. A senadora Fátima Bezerra, que representa a Comissão de Educação do Senado, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Associação: “É oportuno saudar a Andifes e os reitores de todo o país pelo papel que tiveram nesse ciclo de expansão e fortalecimento das universidades nos últimos 12 anos. Agora precisamos consolidar os investimentos em curso e à luz do novo PNE, e implementar um novo ciclo de acesso ao ensino superior no Brasil. Para tanto, é preciso que o Congresso Nacional faça seu dever de casa, aprovando o Orçamento Geral da União”.
 
twf_4332.jpg
Em sentido horário: reitores José Arimatéia Dantas Lopes (UFPI) e Jaime Arturo Ramírez (UFMG), senadora Fátima Bezerra (PT/RN), Reitor Zaki Akel Sobrinho (UFPR), Deputada Margarida Salomão (PT/MG), Reitores Sidney Mello (UFF) e Marcone Freitas Souza (UFOP - crédito: Divulgação 

 
Uma posição de consenso entre os participantes do encontro é a necessidade de evitar que as medidas econômicas de ajuste fiscal afetem o orçamento da educação. “Os programas e ações em educação, da creche à pós-graduação, exigem maturação e continuidade para produzir os efeitos esperados pela sociedade, portanto, os ajustes conjunturais não podem comprometer as políticas públicas estruturais”, afirmou o Reitor Targino de Araújo, presidente da Andifes.

Estiveram presentes no evento representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Federação de Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e Federação de Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra).

Ainda em Brasília, o Reitor da UFOP cumpriu agenda na Secretaria Executiva do Ministério da Educação. Com participação do Secretário Executivo Luiz Cláudio Costa, do Secretário Executivo Adjunto Wagner Villas Boas, da Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska, da Subsecretária de Planejamento e Orçamento, Iara Ferreira Pinheiro, e a reitora da UFSJ, Professora Valéria Heloísa Kemp, foi discutido o orçamento das Universidades que não dispõem de hospitais para as práticas dos cursos de Medicina. 

Na próxima semana, o Reitor Marcone retorna a Brasília, onde se reúne com o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, para negociar o orçamento da UFOP. Acompanham o Reitor os professores Rodrigo Fernando Bianchi, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, e Rogério Santos de Oliveira, Pró-Reitor de Extensão.
 
twf_4283.jpg
Em sentido horário: reitores Roselane Neckel (UFSC), Targino de Araújo Filho (UFSCar, presidente da ANDIFES), Valéria Heloísa Kemp (UFSJ), Marcone Freitas Souza (UFOP), Cleuza Maria Sobral Dias (FURG), Deputado Henrique Fontana (PT/RS) e Reitora Ulrika Arns (UNIPAMPA - crédito: Divulgação
 
 
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.