Criado por Administrator em sex, 04/07/2014 - 12:01
O reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, foi homenageado na noite de quinta-feira, 3 de julho, pela Câmara de Mariana, que promoveu sessão solene para comemorar os 303 anos de fundação da Casa. Na oportunidade, prestou homenagem às pessoas que trabalham diariamente por uma cidade melhor. Ele foi agraciado, juntamente com outras autoridades e cidadãos do município, com a Medalha do Mérito Legislativo, condecoração concedida a marianenses ou não que contribuíram para o engrandecimento da cidade.
"Sinto-me lisonjeado, envaidecido, orgulhoso, e muito honrado com essa homenagem. Ao ser comunicado da indicação, procurei logo entender o significado dessa honraria, o que me fez refletir sobre as minhas próprias contribuições ao nosso município. Construí parte de minha vida em Mariana e meus dois filhos são orgulhosamente marianenses ou, carinhosamente, gaveteiros", declarou, em seu discurso de agradecimento.

Professor Marcone discursa na solenidade - Crédito: Divulgação Câmara Municipal de Mariana
Em mais de três décadas como docente da UFOP, Marcone já foi professor de vários marianenses e escolheu uma escola do município para ser seu objeto de estudo no doutorado. "Nessa pequena reflexão sobre meu tempo, resgatei da lembrança que foi a Escola Dom Silvério o local escolhido por mim para ser objeto de estudo de minha tese de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como professor da UFOP há quase 32 anos, já tive a oportunidade de dar aulas para centenas de marianenses", pontuou.
Para a homenagem, cada vereador tem a oportunidade de indicar dois nomes: um merecedor de honra ao mérito e outro para receber o mérito legislativo. As escolhas baseiam-se na história das pessoas e na contribuição que oferecem para o desenvolvimento do município. O nome dos indicados é votado durante a sessão da Câmara.
O professor Marcone aproveitou para compartilhar a condecoração com toda a Instituição de Ensino e reforçar o compromisso social com a primeira capital de Minas Gerais. "Ninguém chega a qualquer lugar sozinho, principalmente a ponto de tamanho reconhecimento e visibilidade. Por este princípio, tomo a liberdade de dividir esse reconhecimento com a nossa querida Universidade, pois somente por ela é que estou aqui. Como reitor da UFOP desde o início do ano passado, tenho envidado esforços, em parceria estreita com o prefeito Celso Cota, para que esse desenvolvimento social se acelere. Meu compromisso se acentua ainda mais com esta medalha", finalizou.

Medalha do Mérito Legislativo recebida pelo reitor da UFOP - Crédito: Divulgação Câmara Municipal de Mariana