Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Reitor da UFOP recebe Medalha Aleijadinho

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

dsc00733.jpgNa noite desta terça-feira, 18 de novembro, o Reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), João Luiz Martins, foi agraciado com a Medalha Aleijadinho 2008, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição. A sessão solene de entrega da Medalha fez parte da comemoração da 31ª Semana do Aleijadinho que homenageia o escultor mineiro que viveu em Ouro Preto entre os anos de 1738 e 1814.

A Medalha do Aleijadinho foi criada por meio do Decreto Municipal n° 21/74 e visa a patentear o reconhecimento do Município a pessoas ou entidades responsáveis por guardar ou difundir as artes e a cultura de Ouro Preto.  A homenagem é conferida em memória do escultor ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, que, pelo incomparável acervo artístico legado à nação brasileira, foi, por Lei Federal n° 5.984, de 12/12/73, declarado Patrono das Artes do Brasil.

Aleijadinho
O escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que viveu em Ouro Preto entre os anos de 1738 e 1814, é conhecido pela criação da maior parte das obras escultóricas do barroco brasileiro, entre elas estátuas de santos e alto-relevos nos frontões das igrejas e também monumentos arquitetônicos. Essas obras o tornaram o artista brasileiro mais conhecido em todo o mundo.

Devido a uma misteriosa doença, acredita-se que Aleijadinho tenha perdido partes dos dedos dos pés e das mãos.

A sua primeira biografia foi publicada por Rodrigo Ferreira Bretas, em 1858. Em 2008, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece anualmente desde 2004 e é organizado pela UFOP, teve como homenageado o escultor mineiro.

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.