Criado por Administrator em qua, 14/09/2011 - 09:52
Em reunião realizada na última terça-feira, 13 de setembro, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia, foi debatida a aprovação do regime de urgência do PL 2134/2011, projeto de lei que dispõe sobre a criação de cargos efetivos, de cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às Universidades Federais.
O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), prof. Dr. João Luiz Martins, participou da reunião a convite da presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Deputada Fátima Bezerra.
Também estavam presentes na reunião o reitor da Universidade Federal do Piauí, prof. Luiz de Sousa Santos Junior, e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduíno. A presença da Andifes na reunião é estratégica para facilitar a interlocução e a articulação política em torno do tema, e garantir rápida aprovação do Projeto de Lei no Congresso Federal. Dependem dessa aprovação as contratações de docentes e técnicos administrativos necessários ao cumprimento do projeto de expansão das Universidades Federais, iniciado em 2008. Após aprovação, os códigos de vagas são gerados pelo Ministério do Planejamento e a previsão é que os docentes efetivos estejam em sala de aula para o início do primeiro semestre de 2012.
Para 2011, estava prevista a contratação de 80 docentes e 51 técnicos para atender às demandas de expansão da UFOP. Com a chegada dos códigos, será possível regularizar a situação dos aprovados em concursos de professores efetivos e a abertura de editais para as vagas de técnicos.
Créditos da foto: Andifes.



Ouvidoria




