Ir para o conteúdo

Nota da Reitoria à comunidade acadêmica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
À Comunidade Universitária e demais interessados
 
Como é do conhecimento de nossa comunidade acadêmica, trabalhamos no enfrentamento dos diversos desafios colocados pela Pandemia do Coronavírus. Nesse contexto, a UFOP criou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Constituído por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, o Comitê de Enfrentamento é responsável pela orientação técnica no combate a propagação do vírus, bem como pela elaboração dos protocolos de segurança sanitária.
 
Em de 18 de junho de 2021, por meio da Portaria Reitoria nº 319, a Reitoria criou o Comitê Gestor do Plano de Contingência para a Covid-19 que possui caráter administrativo e operacional e tem por objetivo a adoção de ações práticas para mitigar a propagação do novo coronavírus, especialmente nos ambientes de uso coletivo.
 
Este comitê é composto pelos servidores Bruno Camilloto Arantes, Eduardo Curtiss dos Santos, Eleonardo Lucas Pereira, Francisco José Daher Júnior, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp, Natália de Souza Lisbôa, Renata Guerra de Sá Cota, Sandra Maria Antunes Nogueira e Tânia Rossi Garbin, e orientado pelo protocolo de segurança produzido pelo Comitê de Enfrentamento.
 
O Comitê Gestor tem trabalhado na elaboração do protocolo de retomada, com a finalidade de orientar a comunidade universitária em relação aos procedimentos de biossegurança e planejamento das instalações para quando for possível a retomada segura das atividades.  Para isso, também conta com o apoio do Grupo de Apoio Técnico (GAT), responsável pelo levantamento e elaboração de projetos de adequação dos espaços físicos.
 
Salientamos que, nos termos da Resolução CEPE nº 8.042, os períodos letivos de 2020/1 (encerrado), 2020/2 (em desenvolvimento) e 2021/1 (com início previsto para setembro de 2021 e encerramento em 2022) serão e estão sendo desenvolvidos de forma remota. Nestes períodos, apenas as atividades acadêmicas cuja presencialidade já foi considerada imprescindível pela Prograd, Proppi e Proex  acontecerão presencialmente. Neste caso, as atividades obedecerão  aos protocolos de biossegurança da UFOP e orientações das autoridades sanitárias locais.
 
Por fim, a situação pandêmica exige avaliação contínua da evolução do quadro sanitário provocado pelo coronavírus. Qualquer alteração na situação de desenvolvimento das atividades acadêmico-administrativas dependerá do cenário da pandemia, bem como  das orientações das autoridades competentes, em especial do Conselho Nacional de Educação e dos órgãos sanitários dos municípios onde a UFOP atua. 
 
Cláudia Aparecida Marliére de Lima
Reitora da UFOP
 
Hermínio Arias Nalini Júnior
Vice-Reitor da UFOP

Veja também

22 Fevereiro 2024

A reestruturação da carreira das servidoras e servidores técnico-administrativos representa um dos principais desafios a serem superados pela universidade federal...

Leia mais

15 Janeiro 2024

Com entusiasmo, damos as boas-vindas a todas, todos e todes na retomada do semestre letivo. Desejamos sucesso aos estudantes, aos...

Leia mais

15 Dezembro 2023

Com informações da Andifes Em nota, os reitores e reitoras da Andifes manifestam preocupação com a situação orçamentária pela qual...

Leia mais

17 Novembro 2023

O ideal seria que vivêssemos em um país com maior justiça social. Que a cor da pele, a origem e...

Leia mais