Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Relações entre Deleuze e Espinosa são tema de livro de professora do IFAC

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

A professora do Departamento de Filosofia da UFOP, Cíntia Vieira da Silva, lança o livro “Corpo e Pensamento - Alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa”, no dia 9 de outubro, em Belo Horizonte. O livro aborda como a filosofia de Gilles Deleuze é construída por meio de conexões com pensadores em arte, ciência e filosofia, dando destaque para a aliança  com  Baruch Espinosa, filósofo racionalista do século XVII. Outros pensadores, como os filósofos Friedrich Nietzsche, Henri Bergson e o poeta Antonin Artaud, também têm seu papel na filosofia deleuziana e estão destacados no livro.

Cíntia iniciou sua pesquisa sobre a filosofia deleuziana com uma investigação do conceito de desejo. Dessa pesquisa inicial resultou sua dissertação de mestrado, que retrata os movimentos do conceito de desejo nos textos deleuzianos. No doutorado, a professora e pesquisadora acrescentou o conceito espinosista sobre o desejo.

Em declaração disponível na contracapa do livro, a professora  da Universidade de São Paulo Marilena Chauí destaca que “se pelas mãos de Deleuze Espinosa é levado para perto de Proust e Artaud, pelas mão de Cíntia Vieira é conduzido às vizinhanças do esplendor de Clarice Lispector: o sentir e o pensar novos, 'novas possibilidades de nós mesmos'".

O livro será lançado das 18h às 21h, na Dom Quixote Livraria, rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, Belo Horizonte.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.