Criado por Administrator em sex, 07/02/2014 - 18:41
Flávia Gobato
Inaugurado no dia 20 de janeiro, o Restaurante da Escola de Minas (Remop) recebeu, nas primeiras duas semanas, alunos, técnicos-administrativos, professores e demais servidores que tiveram acesso a almoço e jantar no espaço localizado na praça Tiradentes. Durante esse período, 500 almoços e 250 jantares, em média, foram servidos, sendo que o restaurante universitário tem capacidade para servir 1260 refeições diárias.
Para o estudante de Serviço Social Leandro Morais, que reside em Ouro Preto e estuda em Mariana, “a reabertura do Remop foi um avanço para a assistência estudantil da UFOP. Nós encontramos muitas dificuldades no trajeto Ouro Preto X Mariana, saímos muito cedo de casa para tentar pegar o refeitório de Mariana aberto e, muitas vezes, não conseguíamos. O Remop beneficia não somente quem mora em Ouro Preto e estuda em Mariana, mas toda a comunidade estudantil residente na área centra da cidade.”
O aluno de Engenharia de Controle e Automação Leonardo Pinho, também secretário do Diretório Central do Estudantes (DCE), conta que a entidade tinha como uma das prioridades a reabertura do Remop. “A reabertura do restaurante no centro histórico ouro-pretano facilitou a vida dos estudantes da região central, diminuiu as filas do Recam [Restaurante do campus Morro do Cruzeiro], reduziu gastos financeiros dos alunos que se deslocavam para jantar ou almoçar, além de abrir portas para novos bolsistas da Universidade.”
A coordenadora de Restaurantes Universitários, Judith Gomes, afirma que a abertura do Remop é muito positiva. "Contamos hoje somente com o curso de Filosofia no centro histórico, mas entendemos que a demanda maior pela utilização do espaço seja de usuários que residem no centro histórico".