Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Repetições e diferenças são temas de concerto musical no Icsa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aldo Damasceno 

Aconteceu nesta quinta-feira, 27 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa) da UFOP, o concerto e o debate "Repetições e Diferenças". Com duas horas de duração, o evento contou com a participação de professores e alunos dos cursos de Música e Jornalismo da Universidade. 

O concerto foi composto por duas apresentações que se destacaram por trazer elementos diversos da música contemporânea, como repetição, diferenças e variações. Na primeira, os músicos, Álamo Cardoso, Samir Advíncula, Pedro de Gramont e Victor Vale, do projeto "Orquestra de violões da UFOP", interpretaram a música "Matraca", composta pelo músico e professor do Departamento de Música (Demus) da UFOP, Guilherme Paoliello. Para interpretação da obra, os violonistas utilizaram-se de diferentes partes de seus instrumentos, como as laterias, os fundos e os braços dos violões. "Um dos principais desafios em tocar essa música é o fato de ter que usar o violão além de suas cordas, fazendo dele também um instrumento de percussão", apontou Álamo Cardoso. 

Já a segunda apresentação do concerto ficou por conta dos músicos do "Grupo de Estudos em Música Contemporânea do Demus" da UFOP, Felipe Malaquias Alves (teclado e escaleta); Victor Fernandes (guitarra e baixo); Geovana Freire (teclado); Dayvid Lucyan de Melo (xilofone); Matheus Ferro (eletrônica); e Guilherme Paoliello (ukulelê e violão), que interpretaram a música "In C", do compositor norte-americano, Terry Riles. "Para tocar essa obra, precisamos chegar a um certo nível de sincronismo, pois é uma música composta por 53 padrões diferentes, que muitas das vezes se repetem e se alternam", destacou Paoliello, que ainda ressaltou que como preparação o grupo ensaiou a obra por, pelo menos, três meses. Após as apresentações, os músicos participaram de um debate que teve como tema as músicas as quais interpretaram. 

A apresentação e o debate fizeram parte das disciplinas de "Arte Sonora" e "Jornalismo Cultural", dos professores do Curso de Jornalismo da UFOP Lucília Borges e Cláudio Coração.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.