Criado por Administrator em seg, 06/07/2015 - 13:55
Fernando Cássio
Ocorre hoje (06), a apresentação de TCC do aluno Tiago Borges de Oliveira, do curso de Direito da UFOP, com o título "O reconhecimento dos povos originários no Estado multiétnico e multicolorido do Brasil". Os destaques ficam por conta da presença na banca examinadora de Célia Xakriabá, representante dos povos indígenas e da proposta de criação de uma nova disciplina, chamada Justiça Indígena.
De acordo com Tiago, “a monografia tenta desconstruir a visão hegemônica da superioridade europeia em relação aos povos originários das Américas”. Ele apresentará os motivos que levaram à consolidação do Estado Moderno dando ênfase nos prejuízos que seu caráter uniformizador trouxe para os povos indígenas. “Em um segundo momento, a administração da justiça indígena pelo Estado brasileiro é apresentada e, em seguida, confrontada com o paradigma do Estado Plurinacional, de caráter dialógico e participativo, que vem tomando força em países latino-americanos, como a Bolívia e o Equador”, destaca o aluno.
Além de Célia Xakriabá (Secretaria de Estado de Educação SEE/MG), a banca contará com a presença de Tatiana Ribeiro de Souza (orientadora), Alexandre Melo Franco Bahia (DEDIR) e José Luiz Quadros de Magalhães (UFMG e Presidente Regional da Rede Latino-Americana pelo Constitucionalismo Democrático). Os interessados em assistir à banca poderão se dirigir ao prédio do DEDIR/EDTM. Ela acontece na Sala dos Núcleos, localizada no 3° andar, às 15h.