Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Representação da Economia no jornalismo econômico é tema de encontro em Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Francine Vilas Boas 

Na terça-feira, 3 de junho, o Proseando, evento produzido pelo Programa de Educação Tutorial do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (PET/Icsa) Conexão dos Saberes, discutiu a temática da representação da Economia no jornalismo econômico. A mesa contou com um público de 26 pessoas, no campus Mariana.

Os professores convidados Priscila Borges, do curso de Jornalismo, e André Murthé, da Economia, debateram através de uma visão semiótica como os jornais se utilizam de elementos da economia para produzirem suas notícias, assim como suas intenções de enquadramento nas notícias econômicas recorrentes, como o exemplo da inflação dos alimentos. Foram tratados também assuntos relacionados às políticas públicas da economia brasileira. Ambos se preocuparam em explicar os conceitos específicos de cada formação para os estudantes presentes.

“Achei interessante pelo fato de os professores terem debatido sobre como os dados da economia são transmitidos pelos jornais. Na maioria das vezes, de forma rasa, não contextualizando o leitor sobre o que está sendo passado”, conta Adriano Soares, estudante de Jornalismo. Para ele, eventos como o Proseando são interessantes para expandir o conhecimento dos alunos em outras temáticas, além de ser uma ferramenta importante para que possa haver um diálogo entre os cursos do campus Mariana.

De acordo com Sarah Gonçalves, membro do PET/Icsa há dois anos, a Economia e o Jornalismo são duas áreas que caminham juntas. “A mesa debateu justamente como os elementos da semiótica são usados dentro das matérias para construir um discurso sensacionalista, ao invés de informar. Mesmo sendo um conteúdo de interesse público, grande parte das notícias da editoria de jornalismo econômico caem na mesmice das notícias superficiais que não trabalham com o histórico do problema, mas com o problema já consumado”, relata. Sarah ainda diz que o primeiro Proseando do ano superou as expectativas. “Tivemos uma discussão que instigou não só os professores presentes, mas todos os alunos a participarem e tirarem dúvidas sobre o tema”, comenta.

O Proseando ainda contou com uma iniciativa diferente nesta edição: cada inscrito na mesa doou um quilo de alimento não perecível, que será doado pelo PET/Icsa a entidades carentes. Outras mesas e debates serão produzidas e divulgadas pelo PET/Icsa ao longo do ano. O professor Francisco Horácio, tutor e um dos apoiadores do evento, que acontece desde 2010, propôs a construção de pontes entre áreas de conhecimento distintos, possibilitando professores de disciplinas e cursos diferentes discutir as temáticas de conhecimentos comuns, e, proporcionando assim, um diálogo plural. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.