Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Retomados os projetos de ginástica no Campus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Ana Amélia Maciel

Venha se exercitar! Já foram retomadas as atividades dos projetos de extensão do Laboratório de Pesquisa de Fisiologia do Exercício "Ginástica e Promoção da Saúde" e "Treinamento Físico para Idosos Hipertensos" vinculados, respectivamente, aos programas "Ouro Preto Saúde e Movimento" e "Terceira Idade Vitalidade e Cidadania". Coordenados pela professora Lenice Becker, há cinco anos, os projetos promovem atividades para toda a comunidade acadêmica e ouropretana. Atualmente estão envolvidos nos projetos dois ex-alunos e seis alunos do curso de Educação Física da UFOP que, orientados pela professora, ministram aulas semanais de ginástica aeróbica (circuito e step), incluindo a prática de RML (Resistência Muscular Localizada) e relaxamento.
 
Segundo o bolsista Hugo Leonardo de Paula "a ginástica aeróbica  é uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos, utilizando a estrutura e o estilo da música. Dentro da música criam-se sequências (coreografias) dinâmicas que proporcionam flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio, entre outros." 

"Ginástica e Promoção da Saúde" é destinado a qualquer pessoa que deseje se exercitar. São promovidas aulas de ginástica às terças e quintas nos seguintes horários 08h às 09h, 11h às 12h e 18h às 19h. A atividade tem um custo mensal de R$50,00. Já o "Treinamento Físico para Idosos Hipertensos" é especialmente pensado para idosos com diagnóstico de hipertensão. Seus encontros são às segundas, quartas e sextas no horário de 18h às 19h, e não há custo para participação. Hugo de Paula esclarece que "caso apareça alguém que tenha hipertensão e não seja idoso, nós o direcionamos para uma turma do projeto Ginástica e Promoção da Saúde, onde o encaixaremos em uma turma menor o que facilitará acompanhamento". As aulas de ambas atividades ocorrem no Cedufop que é parceiro dos projetos e cede tanto o espaço quanto os aparelhos. O projeto é semestral e as atividades entram em recesso dia 18/12 retornam dia 18/01.

Os projetos se extendem para o distrito de Cachoeira do Campo, no qual foi cedido uma quadra para as atividades. As aulas são destinadas a toda comunidade, sem custo, e ocorrem às segundas, quartas e sextas das 17h às 18h. É realizada uma anamnese do aluno ingressante para avaliar a condição física geral do participante. Esta anamnese é periodicamente repetida para observar a evolução de cada aluno. As turmas possuem o número máximo de 25 alunos "para que se possa melhor acompanhar individualmente cada participante", explica Hugo de Paula.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.