Criado por Administrator em qua, 09/12/2015 - 16:03
Ana Amélia Maciel
Venha se exercitar! Já foram retomadas as atividades dos projetos de extensão do Laboratório de Pesquisa de Fisiologia do Exercício "Ginástica e Promoção da Saúde" e "Treinamento Físico para Idosos Hipertensos" vinculados, respectivamente, aos programas "Ouro Preto Saúde e Movimento" e "Terceira Idade Vitalidade e Cidadania". Coordenados pela professora Lenice Becker, há cinco anos, os projetos promovem atividades para toda a comunidade acadêmica e ouropretana. Atualmente estão envolvidos nos projetos dois ex-alunos e seis alunos do curso de Educação Física da UFOP que, orientados pela professora, ministram aulas semanais de ginástica aeróbica (circuito e step), incluindo a prática de RML (Resistência Muscular Localizada) e relaxamento.
Segundo o bolsista Hugo Leonardo de Paula "a ginástica aeróbica é uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos, utilizando a estrutura e o estilo da música. Dentro da música criam-se sequências (coreografias) dinâmicas que proporcionam flexibilidade, força, agilidade, equilíbrio, entre outros."
"Ginástica e Promoção da Saúde" é destinado a qualquer pessoa que deseje se exercitar. São promovidas aulas de ginástica às terças e quintas nos seguintes horários 08h às 09h, 11h às 12h e 18h às 19h. A atividade tem um custo mensal de R$50,00. Já o "Treinamento Físico para Idosos Hipertensos" é especialmente pensado para idosos com diagnóstico de hipertensão. Seus encontros são às segundas, quartas e sextas no horário de 18h às 19h, e não há custo para participação. Hugo de Paula esclarece que "caso apareça alguém que tenha hipertensão e não seja idoso, nós o direcionamos para uma turma do projeto Ginástica e Promoção da Saúde, onde o encaixaremos em uma turma menor o que facilitará acompanhamento". As aulas de ambas atividades ocorrem no Cedufop que é parceiro dos projetos e cede tanto o espaço quanto os aparelhos. O projeto é semestral e as atividades entram em recesso dia 18/12 retornam dia 18/01.
Os projetos se extendem para o distrito de Cachoeira do Campo, no qual foi cedido uma quadra para as atividades. As aulas são destinadas a toda comunidade, sem custo, e ocorrem às segundas, quartas e sextas das 17h às 18h. É realizada uma anamnese do aluno ingressante para avaliar a condição física geral do participante. Esta anamnese é periodicamente repetida para observar a evolução de cada aluno. As turmas possuem o número máximo de 25 alunos "para que se possa melhor acompanhar individualmente cada participante", explica Hugo de Paula.