Criado por Administrator em qua, 17/12/2014 - 12:38
Carol Antunes
Com a entrega de um poema intitulado “O primeiro passo que você dá é o mais importante”, a reunião de apresentação do Programa de Preparação para a Aposentadoria da UFOP - conhecido como Travessia - quis mostrar em detalhes que se deve pensar e se preparar para o futuro. Conduzida pelas servidoras e coordenadoras da ação, a psicóloga Patrícia Ribeiro e a assistente social Claudia Maciel Enes, a reunião teve o intuito de explicar os objetivos do programa, que funcionará de março a agosto de 2015, semanalmente.
O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Rafael Magdalena, desejou boas-vindas à retomada do programa, que teve em torno de 10 funcionários da Universidade presentes. Para que todos se conhecessem e se sentissem mais à vontade, as coordenadoras realizaram uma dinâmica em grupo. Todos disseram seu nome, cargo na Instituição e falaram uma característica/qualidade que achavam a partir da letra inicial do seu nome. Patrícia explicou que a dinâmica objetivou a valorização de cada um, para que se lembrassem de quem eram: “A maioria das pessoas que estão aqui têm muitos anos de UFOP, é uma forma de valorizar a carreira, as realizações, suas características e qualidades”.

Servidores que participaram do Travessia se informaram sobre a importância de se preparar para a aposentadoria - Crédito da foto: Ana Carolina Vieira
Ainda com a ideia de trazer aos que compareceram à reunião a lembrança de tudo o que passaram, Patrícia incentivou os presentes a cantarem a música “Tocando em frente” e pediu: “Pensem na trajetória de cada um e em como tocaram para frente”. Após essa introdução, uma reflexão sobre a vida e a futura aposentadoria, as coordenadoras explicaram a relevância do programa. Pesquisas apontam que grande parte dos empregados está despreparada para esse novo ciclo de vida, e o Travessia visa prepará-lo psicologicamente nessa nova fase da vida.

A iniciativa esclareceu mitos e propôs ensinar como planejar a aposentadoria - Crédito da foto: Ana Carolina Vieira
As coordenadoras citaram ainda o fato de as pessoas relacionarem a aposentadoria ao rompimento com toda a vida. Patrícia ressalta que vieram à tona clichês do tipo “vou me aposentar, realmente estou ficando velho” ou “meu trabalho já não é mais importante” e por isso o programa é tão relevante. Para finalizar, Patrícia e Cláudia explicaram que, nos próximos encontros, serão abordados aspectos psicológicos, laços sociais e qualidade de vida, e, provavelmente, em janeiro, todos os funcionários que estão próximos de se aposentar poderão se inscrever.
Conheça
O Travessia - Programa de Preparação para a Aposentadoria - foi criado em 2009 pela Prace, com o objetivo de sensibilizar, informar e propiciar um espaço de reflexão para os servidores técnicos e docentes da UFOP que estão próximos de se aposentar.