Criado por Administrator em ter, 22/10/2013 - 11:43
Fernanda Marques
O Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (Demet) realizou, na sexta-feira (18), a Rodada de RH que objetivou, principalmente, estreitar os contatos entre os alunos da UFOP e as empresas da região. O evento contou com a presença de profissionais da área, representantes das indústrias e professores da UFOP.
Para compor a programação, o professor do Departamento de Física Rodrigo Bianchi ministrou a palestra “Ciência, Tecnologia e Informação: que mistura é essa?”, no auditório da Fundação Gorceix, na Escola de Minas. O evento teve como assunto principal a contextualização do Brasil em números de publicações científicas e a importância da divulgação desses trabalhos. Bianchi, que também é coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite) da UFOP, discutiu também sobre participação do Brasil no contexto mundial de publicações científicas, que, apesar de superar em 110% o número de publicações em relação ao ano passado, perdeu muito na qualidade desses trabalhos. O professor falou também sobre o mercado de patentes no país, que não passa de 0,1%. Andreia Souza, ex-aluna do curso de Engenharia Metalúrgica da UFOP, ressaltou a importância do evento: “eu nem sabia que o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFOP tem advogados que auxiliam os alunos que querem entrar em processos de patenteamento de projetos. Além disso, a palestra é esclarecedora quanto às dicas sobre a formação de um bom empreendedor e vai me auxiliar nos meus futuros projetos”.
Durante a palestra, Bianchi também destacou os desafios da inovação no Brasil e listou as dez características de um bom empreendedor, que são buscar oportunidade e ter iniciativa, ser exigente, persistente e comprometido, não ter medo de correr riscos, buscar informações e estabelecer metas, ter um bom planejamento, ser independente, autoconfiante e ter uma lista de contatos. “Estamos formando gerações empreendedoras e esperamos isso dos alunos, que eles cresçam e que tenham confiança nesse crescimento. É importante que a Universidade esteja pronta para confiar e auxíliar nas conquistas dos estudantes, respeitando, principalmente, seu sonho de crescer”, concluiu o professor.



Ouvidoria




