Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

“Sala Aberta” auxilia na formação pedagógica de novos professores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Júlia Mara Cunha

A primeira edição do Programa “Sala Aberta” foi realizada na sexta-feira, 23, no Centro de Convenções de Ouro Preto. As atividades são promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação da UFOP, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas e o Programa de Pós-Graduação em Educação. O objetivo é estimular professores a refletirem sobre aspectos relativos à docência no ensino superior.

De acordo com o coordenador do NAP, Adilson Pereira dos Santos, a primeira edição foi direcionada a docentes recém-admitidos. Ele explicou que o evento atende à decisão do Conselho Universitário de que os professores em estágio probatório devem ter acompanhamento pedagógico.  “O Programa visa à formação continua dos professores no ensino superior”, explica.
 
As atividades foram mediadas pela professora e coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores da Universidade de São Paulo, Selma Garrido Pimenta. Ela destaca que o evento mostra que a UFOP valoriza o trabalho de seus docentes nas ações de ensino e pesquisa nos cursos de graduação.  

“Com as atividades do Sala Aberta, a Universidade mostra que está aberta ao diálogo, ao estudo, à análise, à reflexão e à troca de experiências.  Há uma construção coletiva da identidade do professor”, explica Selma.

No próximo semestre, o evento terá duas edições. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.