Ir para o conteúdo

Sala Aberta Debate reúne professores para conversar sobre docência

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes 
 
Na tarde de sexta-feira (26), no Salão Nobre da Escola de Minas, localizado na Praça Tiradentes, os professores de diversos departamentos da UFOP puderam compartilhar e debater suas dúvidas sobre a vida na docência. Por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), o Programa "Sala Aberta: Docência no Ensino Superior" organizou o Sala Aberta Debate, tendo como tema: "O perfil do jovem universitário: implicações nas relações em sala de aula". Aproximadamente 80 professores estiveram presentes e saíram do evento com novas propostas pedagógicas.

O Pró-reitor Adjunto de Graduação, Luciano Campos da Silva, destaca a importância do encontro no reforço à identidade do professor, ressaltando que os docentes devem se sentir felizes na Universidade para que tenham melhor qualidade no trabalho. “Essa sala é de vocês, ela é aberta! Não achamos que a sala de aula deve ser um espaço fechado, onde a qualidade do trabalho dos professores e os problemas que eles vivenciem sejam problemas e qualidades só deles. É importante que possamos discutir os desafios do cotidiano na sala de aula.", disse aos presentes.
  
A primeira a falar sobre suas experiências na vida docente foi Shirlei Resende Sales, doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que confessou: “Eu sinto a necessidade de dialogar com meus colegas sobre as práticas, trocar figurinhas, saber o que dá certo e o que não dá. A relação professor-aluno tem exigido muito de nós”. Para finalizar a parte de palestras, foi a vez da Cláudia Braga de Andrade, doutora em Teoria Psicanalítica, professora de Psicologia do Departamento de Educação da UFOP e coordenadora do Sou Mais Juventude, falar sobre os jovens na Universidade. Ela abordou a reflexão do que é a juventude nos dias de hoje e o que eles são na sala de aula. 

Após as palestras o microfone foi aberto para todos os professores perguntarem e discutirem suas dúvidas e pensamentos. Ao fim, foi servido um coffee break onde os docentes puderam estender a conversa. Andre de Lemos Freixo, professor do Departamento de História da UFOP, participou pela primeira vez do Sala Aberta e confessa: “E um oportunidade ótima. São raras as chances que temos de compartilhar e trocar nossas experiências com colegas de diferentes departamentos. Eu acho que só isso já vale muito, sem contar o debate, que foi muito enriquecedor. As questões que são suscitadas na experiência de cada um dos professores enriquece o próprio vocabulário e faz com que a gente repense algumas questões. A parte do café é ótima para que estendemos o debate”.

O próximo Sala Aberta ocorre no dia 20 de outubro, das 8h às 17h, no Bloco de Salas de Aula, localizado no campus Morro do Cruzeiro. Será debatida a inclusão de estudantes com deficiência e necessidades específicas no ensino superior. As inscrições podem ser feitas do dia 1 a 15 de outubro. Mais informações pelo e-mail: nap@prograd.ufop.br ou no telefone (31) 3559-1325.
 
Confira a reportagem produzida pela TV UFOP.