Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Salas interativas na Escola de Minas promovem imersão nos cursos da UFOP na VII Mostra de Profissões

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Roberta Nunes

As salas interativas proporcionaram a imersão de alunos do ensino médio nos 38 cursos da Universidade Federal de Ouro Preto. O prédio da Escola de Minas, durante a Mostra de Profissões, promoveu o contato com 14 cursos, entre eles os de Engenharias, Arquitetura, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Professores, alunos de ensino médio e graduandos da UFOP comentaram a experiência durante cada sala.

mostradeprofisses_engenhariaambiental_nathliaviegas_2.jpg
Sala da Engenharia Ambiental. Foto de Nathália Viegas.

A monitora Amanda Oliveira, 25 anos, explica as nuances da profissão para os interessados. “Compartilho sobre o meu curso porque acho difícil escolher a profissão com 15, 17 anos. Eu visitei a UFOP em 2006, e foi aqui mesmo que me interessei por Engenharia. Na sala interativa, mostrei a eles o percurso do minério e expliquei as atuações no mercado de trabalho”, diz. 

A aluna Raquel Arantes Martins, 17 anos, do Instituto Federal de Ciência e Tecnológica de Rio Pomba, veio de Silveirânia e na sala de Engenharia de Minas comentou: “O receio de fazer algo e não gostar depois é muito grande. Na Mostra dá para ver a realidade do curso e da vida universitária, principalmente porque são os alunos que explicam e não os professores”. 

mostradeprofisses_engenhariacivil_nathliaviegas_7.jpg
Demonstração da Engenharia Civil. Foto de Nathália Viegas.

Responsável por compartilhar o que o curso de Sistema de Informação faz, Priscila de Ávila Alves, 22 anos, estudante do 9º período, enfatiza: “Acho importante ter este contato porque os alunos não sabem ainda as diferenças dos cursos. Apresentamos aos alunos o  que aprendemos na Universidade, mostramos fotos do campus de João Monlevade, como são aplicadas as disciplinas e os trabalhos que desenvolvemos, como um aplicativo de jogo”. 

“Pra mim foi importante participar desta sala porque estou em dúvida de qual área da informática devo seguir. A palestra com pequenas amostras demonstrou que o curso de Sistema de Informação é mais voltado para o software que é a área que pretendo seguir”, comentou o estudante do 3º ano, Lucas Miranda, 17 anos, de Piraparona, MG. 

mostradeprofisses_escolademinas_isadorafaria-12.jpg
Foto: Isadora Faria

“Mostrar os cursos, o mercado de trabalho, é fundamental para o primeiro contato sobre a profissão. No caso de Engenharia de Produção, nós tentamos trazer a realidade, a grade, o que os alunos precisam gostar ou se interessar, a realidade do mercado, do campus e das  repúblicas”, revela a professora da UFOP, Isabela Morais, 30. 

Os esclarecimentos da sala auxiliaram efetivamente os visitantes. “Eu decidi que vou fazer Engenharia de Produção, consegui esclarecer tudo que eu não sabia durante a Mostra e agora gosto mais ainda do curso”, comenta Samuel Vasconcelos, 17 anos, Divinópolis, que vai participar da seleção já no final deste ano.

Para quem já cursa a Engenharia, o processo de escolha também não foi fácil. A monitora Isabela Miranda Silva, 18 anos, do Rio Piracicaba, compartilhou sua experiência: “Quando eu estava no 3º ano, fiquei naquela dúvida. Ao participar da Mostra de Profissão, diminuí as possibilidades para Engenharia de Produção, Geológica e de Minas. Fui me aprofundando nas três e vi que a primeira opção se encaixava mais no meu perfil. Por isso, acredito que é importante este evento e fico feliz em poder falar sobre o meu curso”.

A evasão de alunos é um problema nas Universidades que pode ser evitado com o conhecimento prévio do curso. Filipe de Campos Mussi, 21, está no 7º Engenharia de Computação e afirma: “É bom o contato para não entrar às cegas na Universidade, evitando perder tempo estudando algo que não é o que a pessoa quer e diminuindo o número de pessoas  que saem da universidade".

mostradeprofisses_engenhariacivil_nathliaviegas_16.jpg
“Quem quer seguir a área precisa gostar de lidar com números, tem que ter afinidade com química, física, cálculo e ser proativo”,, explicou  a monitora Iany Cunha, 20 anos, do 4º período de Engenharia Ambiental. O professor do curso, Jaime Florêncio Martins, completou: “Várias atividades que o Engenheiro Civil pode exercer foram explicadas, neste período, como o trabalho com Hidráulicas, Geotecnia, Estruturas, Transportes e até mesmo com eletricidade”. 

Foto: Professor Jaime Martins. Natália Viegas
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.