Criado por Administrator em sab, 17/08/2013 - 18:59
Roberta Nunes
As salas interativas proporcionaram a imersão de alunos do ensino médio nos 38 cursos da Universidade Federal de Ouro Preto. O prédio da Escola de Minas, durante a Mostra de Profissões, promoveu o contato com 14 cursos, entre eles os de Engenharias, Arquitetura, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Professores, alunos de ensino médio e graduandos da UFOP comentaram a experiência durante cada sala.

Sala da Engenharia Ambiental. Foto de Nathália Viegas.
A monitora Amanda Oliveira, 25 anos, explica as nuances da profissão para os interessados. “Compartilho sobre o meu curso porque acho difícil escolher a profissão com 15, 17 anos. Eu visitei a UFOP em 2006, e foi aqui mesmo que me interessei por Engenharia. Na sala interativa, mostrei a eles o percurso do minério e expliquei as atuações no mercado de trabalho”, diz.

Sala da Engenharia Ambiental. Foto de Nathália Viegas.
A monitora Amanda Oliveira, 25 anos, explica as nuances da profissão para os interessados. “Compartilho sobre o meu curso porque acho difícil escolher a profissão com 15, 17 anos. Eu visitei a UFOP em 2006, e foi aqui mesmo que me interessei por Engenharia. Na sala interativa, mostrei a eles o percurso do minério e expliquei as atuações no mercado de trabalho”, diz.
A aluna Raquel Arantes Martins, 17 anos, do Instituto Federal de Ciência e Tecnológica de Rio Pomba, veio de Silveirânia e na sala de Engenharia de Minas comentou: “O receio de fazer algo e não gostar depois é muito grande. Na Mostra dá para ver a realidade do curso e da vida universitária, principalmente porque são os alunos que explicam e não os professores”.

Demonstração da Engenharia Civil. Foto de Nathália Viegas.

Demonstração da Engenharia Civil. Foto de Nathália Viegas.
Responsável por compartilhar o que o curso de Sistema de Informação faz, Priscila de Ávila Alves, 22 anos, estudante do 9º período, enfatiza: “Acho importante ter este contato porque os alunos não sabem ainda as diferenças dos cursos. Apresentamos aos alunos o que aprendemos na Universidade, mostramos fotos do campus de João Monlevade, como são aplicadas as disciplinas e os trabalhos que desenvolvemos, como um aplicativo de jogo”.
“Pra mim foi importante participar desta sala porque estou em dúvida de qual área da informática devo seguir. A palestra com pequenas amostras demonstrou que o curso de Sistema de Informação é mais voltado para o software que é a área que pretendo seguir”, comentou o estudante do 3º ano, Lucas Miranda, 17 anos, de Piraparona, MG.

Foto: Isadora Faria

Foto: Isadora Faria
“Mostrar os cursos, o mercado de trabalho, é fundamental para o primeiro contato sobre a profissão. No caso de Engenharia de Produção, nós tentamos trazer a realidade, a grade, o que os alunos precisam gostar ou se interessar, a realidade do mercado, do campus e das repúblicas”, revela a professora da UFOP, Isabela Morais, 30.
Os esclarecimentos da sala auxiliaram efetivamente os visitantes. “Eu decidi que vou fazer Engenharia de Produção, consegui esclarecer tudo que eu não sabia durante a Mostra e agora gosto mais ainda do curso”, comenta Samuel Vasconcelos, 17 anos, Divinópolis, que vai participar da seleção já no final deste ano.
Para quem já cursa a Engenharia, o processo de escolha também não foi fácil. A monitora Isabela Miranda Silva, 18 anos, do Rio Piracicaba, compartilhou sua experiência: “Quando eu estava no 3º ano, fiquei naquela dúvida. Ao participar da Mostra de Profissão, diminuí as possibilidades para Engenharia de Produção, Geológica e de Minas. Fui me aprofundando nas três e vi que a primeira opção se encaixava mais no meu perfil. Por isso, acredito que é importante este evento e fico feliz em poder falar sobre o meu curso”.
A evasão de alunos é um problema nas Universidades que pode ser evitado com o conhecimento prévio do curso. Filipe de Campos Mussi, 21, está no 7º Engenharia de Computação e afirma: “É bom o contato para não entrar às cegas na Universidade, evitando perder tempo estudando algo que não é o que a pessoa quer e diminuindo o número de pessoas que saem da universidade".
A evasão de alunos é um problema nas Universidades que pode ser evitado com o conhecimento prévio do curso. Filipe de Campos Mussi, 21, está no 7º Engenharia de Computação e afirma: “É bom o contato para não entrar às cegas na Universidade, evitando perder tempo estudando algo que não é o que a pessoa quer e diminuindo o número de pessoas que saem da universidade".

“Quem quer seguir a área precisa gostar de lidar com números, tem que ter afinidade com química, física, cálculo e ser proativo”,, explicou a monitora Iany Cunha, 20 anos, do 4º período de Engenharia Ambiental. O professor do curso, Jaime Florêncio Martins, completou: “Várias atividades que o Engenheiro Civil pode exercer foram explicadas, neste período, como o trabalho com Hidráulicas, Geotecnia, Estruturas, Transportes e até mesmo com eletricidade”.
Foto: Professor Jaime Martins. Natália Viegas
Foto: Professor Jaime Martins. Natália Viegas