Ir para o conteúdo

Banco de Perucas é inaugurado nesta quarta (29)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Nesta quarta (29), será inaugurado o primeiro Banco de Perucas da região dos Inconfidentes, em uma parceria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da ONG Fio de Luz. O evento tem a temática “Seis anos de ação, irmandade e solidariedade” e contará com integrantes da ONG que irá doar perucas de cabelos naturais na região. Além disso, o evento presenteia a Escola de Minas, local da ação, com mil tsurus, um tipo de origami em formato de pássaro. Eles simbolizam paz e prosperidade e são a marca da campanha “Fios de Solidariedade”. 
 
A campanha “Fios de Solidariedade” está na 6ª edição e faz parte do projeto Mais Saúde, do Centro de Saúde da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e tem como um dos objetivos arrecadar cabelo natural para a produção de perucas.
 
As doações de cabelos para manter o banco serão recebidas pela ONG Fio de Luz, que também irá confeccionar as perucas. Serão doadas de 20 a 30 perucas por mês para pacientes em tratamento oncológico ou outros que resultem na perda de cabelo. As doações serão mediadas pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) - Inconfidentes/UFOP, com atendimentos individuais por profissionais da Psicologia e do Serviço Social. 
 
Segundo a coordenadora do projeto, Rosana Gonçalves, a doação das perucas é importante para resgatar a autoestima das pacientes e ajudá-las na continuidade do tratamento. “A perda do cabelo é muito marcante durante o tratamento e várias pacientes colocam a perda dele como trauma e como o momento em que o processo é entendido. Ao receber a prótese é como se o amor próprio e a autoestima se restaurassem. É um momento que a gente dá força para elas seguirem com o tratamento,” comenta Rosana. 
 
A princípio, o Banco de Perucas irá atender as seguintes cidades: Acaiaca, Alvinópolis, Brumadinho, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, João Monlevade, Lafaiete, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto e Ponte Nova. 
 
Programação:
 
14h: Apresentação do Coral da UFOP/Instalação dos cata-ventos 
14h30 - 15h10: Estandes de projetos de apoio as terapêuticas de tratamento, programas institucionais e comunitários
15h10: Apresentação do Coral Infantil Cia da Gente UFOP/Fundação Gorceix
15h30: Inauguração do Banco de Perucas e assinatura do termo de parceria entre UFOP e ONG Fio de Luz
16h: Encerramento com apresentação da Fanfarra da APAE Ouro Preto

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais