skip to content

Centro de Cirurgia Ambulatorial realiza 40 procedimentos de pequenas cirurgias por semana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
O Centro de Pequenas Cirurgias da UFOP é uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Ouro Preto que visa, além de capacitação de alunos da Medicina da UFOP, suprir uma demanda do município, proporcionando aos ouro-pretanos acesso a diversos procedimentos e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos em Saúde na cidade. 
 
Para a reitora Cláudia Marliére, as instituições públicas devem trabalhar em parceria, e a iniciativa reforça o compromisso da UFOP com a comunidade: "Maior do que qualquer investimento, viabilizar esse espaço para formação dos alunos em parceria com a prefeitura trará melhor qualidade de vida para as pessoas".
 
Aberto em 16 de outubro, o Centro conta com profissionais e técnicos especializados da UFOP e da Prefeitura de Ouro Preto, que realizam, em média, 40 procedimentos de pequenas cirurgias por semana. Segundo a enfermeira do Centro de Saúde da UFOP, Deisyane Bouzada, "o funcionamento do Centro de Pequenas Cirurgias está suprindo uma demanda reprimida, uma necessidade do município". Na Policlínica Municipal de Ouro Preto, apenas um médico realizava procedimentos de pequenas cirurgias. Na UFOP, a equipe conta com cinco médicos, professores do curso de Medicina da UFOP, e um urologista da Secretaria Municipal de Saúde. 
 
A parceria integra o processo de formação e capacitação dos estudantes do curso de Medicina da UFOP, que acompanham os médicos formados como parte da grade curricular da graduação. A equipe conta também com um técnico de enfermagem, um recepcionista, uma enfermeira e um auxiliar de serviços gerais, pela prefeitura, e um técnico em enfermagem da UFOP, em dias de maior movimentação. O material permanente é patrimônio da UFOP e o material de consumo é cedido pela Prefeitura de Ouro Preto.
 
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h, ao lado do Centro de Saúde da UFOP, com horários específicos para a realização dos procedimentos, esterilização de materiais e preparação do ambiente. Os agendamentos são realizados pela central, conforme o fluxo de encaminhamentos para a Policlínica.

 

Veja também

15 Setembro 2020

destaque-850x410_1.jpg De acordo com relatório de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio...

Leia mais

23 Julho 2020

O convênio já existente entre a Escola de Medicina e a Prefeitura de Ouro Preto contará, ainda este ano, com...

Leia mais

4 Junho 2020

As atividades do programa de extensão "A Grande Roda da Saúde Coletiva 2020: cuidado, acolhimento e saúde mental" serão retomadas...

Leia mais

3 Junho 2020

A primeira sessão será realizada na próxima segunda (8), às 15h, e será coordenada pelos professores da Escola de Medicina...

Leia mais