Criado por Fernanda Walmer em qui, 10/10/2019 - 13:12 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
Essa é mais uma importante contribuição da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para a implementação da Avaliação Participativa da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz/RJ).
Desenvolvido por meio do Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção à Saúde (PMA), o projeto objetiva fortalecer o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) como propositor e avaliador de políticas públicas nas áreas de alimentação, nutrição e saúde no Estado.
Como parte da pesquisa, foi feita uma intervenção em duas regiões de Minas Gerais, Teófilo Otoni e Pouso Alegre, incluindo 85 municípios do entorno. Foram realizadas oficinas com gestores, coordenadores, profissionais de saúde e digitadores, envolvendo mais de 200 participantes, que construíram modelos lógicos sobre vigilância alimentar e nutricional. Esse processo produziu mudanças no gerenciamento e na cultura organizacional da atenção primária nos níveis municipal, regional e estadual.