Ir para o conteúdo

Grupo de Acolhimento e Cuidado do Estudante retorna com atividades às segundas e sextas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Grupo de Acolhimento e Cuidado do Estudante (Abrace), vinculado ao Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic), é um projeto que visa combater os efeitos das desigualdades sociais originadas por discriminações étnico-raciais, socioeconômicas, de gênero ou de diversidade sexual, construindo um espaço de acolhimento e cuidado coletivo entre os estudantes da UFOP.

O grupo funciona a partir da livre participação dos estudantes e servidores da Universidade. É coordenado pelos professores Aisllan Assis e Gustavo Meirelles, ambos da Escola de Medicina, e conta com a participação de estudantes do curso de Medicina da UFOP.

O professor Aisllan explica que "o processo grupal tem se mostrado muito ligado à produção de outros sentimentos e demandas, então o grupo acolhe o sofrimento mental sim, tem acolhido e tem sido muito terapeuticamente eficiente e eficaz, no entanto, tem acolhido, também, muita felicidade, muita alegria". 

O grupo organizou também a "campanha Abrace", com objetivo de receber os estudantes, calouros e veteranos de forma acolhedora desde o início do semestre, e também como forma de divulgar o Abrace. Durante o almoço no restaurante universitário de Ouro Preto, a equipe distribuirá um marcador de página do projeto e fará o convite para as sessões do Grupo de Acolhimento. A reinauguração do grupo e de seu compromisso com o projeto ocorrerá na sessão do dia 19, segunda-feira. 

Durante as férias, o grupo manteve apenas as sessões de segunda-feira. A partir de 16 de agosto, as sessões serão normalizadas, e voltarão a acontecer também às sextas-feiras. As reuniões ocorrem em espaço próprio, na "Sala Abrace", no 2º andar da Escola de Medicina (Emed).

Confira o calendário completo das reuniões: 
 
MESES Segundas às 18h Sextas às 9h30
AGOSTO 12, 19, 26 16, 23, 30
SETEMBRO 02, 09, 16, 23, 30 06, 13, 20, 27
OUTUBRO 07, 14, 21 04, 11, 18, 25
NOVEMBRO 04, 11, 18, 25 01, 08, 22, 29
DEZEMBRO 02, 09 06, 13

 

 

Veja também

26 Abril 2023

O Setor Odontológico da UFOP firmou parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG) para realização de...

Leia mais

27 Março 2023

A ação é realizada pelo Centro de Saúde. O público-alvo são os alunos e servidores que ainda não tenham sido...

Leia mais

23 Março 2023

A coordenação do projeto vai selecionar seis estudantes para cadastro reserva. Os selecionados poderão ser chamados para preencher a vaga...

Leia mais

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais