Sob coordenação das professoras Renata Adrielle e Sílvia Maurício, do Departamento de Nutrição Clínica e Social da UFOP, o grupo Gtan promove o teleatendimento nutricional para adultos que desenvolveram a Síndrome Pós-Covid.
A síndrome foi um dos assuntos tratados na edição do
Em Discussão, com o professor Alexandre Reis, e trata-se da manifestação de sintomas persistentes e prolongados da infecção de Covid-19, mesmo após a cura. É considerada Síndrome Pós-Covid (ou Covid longa) quando os sintomas persistem para além de 12 semanas após a infecção pelo vírus, com destaque para cansaço, disfagia, queda de cabelo, perda de massa muscular, fadiga e alteração de paladar e olfato.
Com início das atividades em março, o projeto tem feito a captação de pacientes através de divulgação em redes sociais. No momento são atendidos seis adultos de Ouro Preto e região. Segundo a coordenadora Renata Adrielle, há planos para uma ampliação das ações, a fim de atingir mais pessoas.
Além do teleatendimento, o projeto de extensão promove atividades de educação alimentar e nutricional, constituindo-se ainda como um ambiente de prática para os alunos do curso de Nutrição. A intervenção dietética, compreendida como uma estratégia importante no tratamento destes indivíduos, visa recuperar a saúde e diminuir os impactos das sequelas deixadas pela Covid-19. Após o acompanhamento de três meses, é feito o encaminhamento a demais profissionais da atenção básica de saúde no sistema público do município de origem, em acordo com as necessidades de cada caso.
O teleatendimento ocorre via agendamento, através do e-mail
gtan.enut@ufop.edu.br, do número/ Whatsapp (31) 98404-4040 e do perfil no
Instagram. Após a manifestação de interesse, é encaminhado um questionário onde o paciente deve indicar as principais queixas e fatores relacionados à nutrição, e marcada uma consulta on-line por vídeo chamada.