"Vacina HPV: Conhecimento, Aceitabilidade e Adesão em Ouro Preto" é uma ação educativa que acontece desde 2014. Em tempos de pandemia, tem se estendido para as mídias sociais, promovendo divulgação de conteúdos acerca da educação sexual e saúde da mulher.
O projeto de extensão é fruto de pesquisas empíricas com adolescentes, professores do ensino fundamental e funcionários dos serviços de saúde pública. Na pesquisa inicial, foram entrevistadas cerca de 621 adolescentes, 789 responsáveis, 57 agentes comunitários/técnicos de enfermagem e 87 professores. O resultado apontou que os grupos entrevistados tinham baixo conhecimento com relação à vacina de HPV, ao câncer cervical e à saúde sexual.
Diante desse resultado, a proposta do projeto foi a realização de ações educativas direcionadas a profissionais de saúde, professores do ensino fundamental e estudantes de escolas municipais de Ouro Preto. Neste cenário de pandemia, as ações têm se firmado na elaboração de materiais didático-pedagógicos e midiáticos que podem ser utilizados como fonte de informação por internautas das redes sociais.
"Vacina HPV: Conhecimento, Aceitabilidade e Adesão em Ouro Preto" é um programa vinculado ao projeto "Âmbar: Desafios em saúde da mulher", da Escola de Farmácia.