Ir para o conteúdo

Sexta edição da campanha Fios de Solidariedade arrecada cabelos e doa perucas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino

Música, artesanato, roda de conversa, oficinas, doações de perucas e cortes de cabelo fizeram parte da programação do Fios de Solidariedade. A ação ocorreu na última quarta (23).

A aluna de Direito da UFOP Brenda Campos viu o evento como uma oportunidade em meio à correria do dia a dia. "Eu sempre quis cortar e doar o cabelo, só que estava esperando crescer um pouco mais, pretendia deixar pra cortar no fim do ano... mas aí vi a oportunidade e pensei, já que estava ali, por que não fazer isso agora?".

fios_1.jpg

Helen Aquino
Estudante Sarah Freitas

Já a estudante Sarah Freitas, aluna do curso de Química Industrial da Universidade, teve o incentivo das amigas para cortar e doar seus cabelos. "Fiquei sabendo do evento por meio do Instagram da Universidade, compartilhei com o centro acadêmico do curso, do qual faço parte, e resolvemos vir. É muito importante! É legal você saber que consegue ajudar alguém de uma forma mais concreta".

É a terceira vez que a cabeleireira Elisabete Santos, de Ouro Preto, participa voluntariamente do Fios. Ela foi uma dos profissionais que fizeram as sobrancelhas e os cortes de cabelo das pessoas que se prontificaram a doar. "Acho importante manter esse trabalho, acho até que poderia ter mais vezes. É muito bonito e gostoso de participar". 

fios_2.jpg

Helen Aquino
Artesã Cecília Ferreira

Uma das representações da força e arte da mulher no evento era Cecília Ferreira. Aos 81 anos, a artesã ouro-pretana apresentou com amor e orgulho os trabalhos em arraiolo, crochê, tricô e outras técnicas. Ela conta que ensina gente de todo o lado a fazer arraiolo e que acha muito importante a iniciativa do Fios de Solidariedade, não só por arrecadar e doar cabelos, mas por apresentar outras formas de apoio. "Artesanato é tão gostoso de fazer, e é tão bom pra cabeça, que muita gente que está com depressão, que está doente, ou coisa assim, me procura para aprender e ver se ajuda. É uma terapia mesmo".

"É a questão de mantermos uma rede de positividade, de ser amigo, de entender a necessidade do outro. O mais importante é isso, mesmo que você não possa doar cabelo, você pode doar um pouco do seu tempo, você pode doar um sorriso, um abraço. A nossa ideia, desde o primeiro momento, foi se transformando: o que mais você pode doar?", provoca Rosana Gonçalves, coordenadora do Fios de Solidariedade.  

DOAÇÕES DE CABELOS - Os cabelos já cortados podem ser entregues em todos os campi da UFOP, de segunda a sexta:

- João Monlevade: Núcleos de Assuntos Comunitários e Estudantis (Nace) - das 13h às 18h
- Mariana: Núcleos de Assuntos Comunitários e Estudantis (Nace) - das 7h às 19h
- Ouro Preto: Centro de Saúde da Universidade - das 7h às 19h

É estimado que, em média, duas mil doações de cabelos são feitas para o Fios de Solidariedade anualmente. Com isso, cerca de trinta perucas por mês são entregues à mulheres e crianças que, por algum motivo, precisam da prótese.

fios_3.jpg

Helen Aquino
Perucas preparadas para doação
 
 

Veja também

10 Março 2023

O Departamento de Clínica Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais

6 Março 2023

O Departamento de Clínicas Pediátrica e do Adulto da Escola de Medicina (Emed), junto com os alunos da Liga Acadêmica...

Leia mais

28 Fevereiro 2023

A Coordenadoria de Saúde Comunitária seleciona estudantes de todos os cursos de graduação da UFOP para atuar no Centro de...

Leia mais

14 Fevereiro 2023

Com objetivo de promover uma discussão sobre os cuidados durante o carnaval, o Centro de Saúde da UFOP realiza live...

Leia mais