Criado por Administrator em ter, 16/07/2013 - 11:24
Aconteceu no ICEB, nos dias 1 e 2 de julho de 2013, o Embate Pocket do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação, que contou com a participação de 20 estudantes dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Ouro Preto.
Foram criados 4 grupos de trabalho, onde, cada um, ao final do segundo dia, criou um produto ou serviço inovador, para depois apresentá-lo a banca de jurados formada pelos professores Francisco Horácio (ICSA), Rogélio Brandão (DEFAR) e o músico e sócio fundador da empresa incubada AEVUM, Diego Benitez.
Os grupos criados foram SELSOL, selo para monitorar irradiação solar; Smart Sole, palmilha inteligente que mede frequência cardíaca e gastos calóricos; NANO Verde, que objetiva monitorar níveis de agrotóxicos nanoparticulados em alimentos, estimar níveis de segurança destes agrotóxicos e avaliar seus danos à saúde; Sound Cage, estrutura semelhante a uma gaiola que contém dispositivos auditivos, aplicável em jogos de entretenimento para deficientes visuais ou treinamento militar.
O Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da UFOP também participou de uma das etapas do processo, na qual os alunos visitaram a sede do NITE, no intuito de buscar informações práticas sobre transferência de tecnologia e incubação de empresas.
Segundo Bruno Nogueira, químico e aluno de mestrado do FIMAT, a participação do NITE foi positiva. “Pelo fato do NITE possuir em seu quadro pessoas com vasta experiência profissional, favoreceu o aprendizado a respeito de diferentes áreas que por ventura um aluno de pós-graduação poderá atuar e/ou necessitar para desenvolvimento de sua pesquisa dentro da Universidade.”
O Embate, que está em sua 2º edição, estimula a prática de ações empreendedoras dentro das Universidades, propiciando aos alunos a proximidade com questões ligadas à criação e transferência de tecnologias, direitos à propriedade intelectual e criação de empresas incubadoras e startups.