Criado por Felipe Rayann em seg, 06/11/2023 - 09:41 | Editado por Lígia Souza há 12 meses.
Estão abertas as inscrições para participação na Operação Onça Cabocla, do Projeto Rondon. Serão selecionados 20 estudantes para compor duas equipes da UFOP. As ações serão realizadas no período de 11 a 28 de janeiro de 2024, tendo como centro regional o município de Montes Claros (MG). Serão desenvolvidas ações do Conjunto B, que abrangem as seguintes áreas temáticas: Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Tecnologia e Produção.
Na inscrição, além do preenchimento das informações pessoais e do questionário, deverá ser anexado:
- histórico escolar em formato PDF;
- vídeo (pitch), com duração máxima de 1 minuto, contendo uma breve apresentação e expectativas do candidato sobre o Projeto Rondon. O vídeo (tamanho máximo de 100 Mb) poderá ser gravado utilizando a câmera de um telefone celular. As imagens ficarão restritas à comissão organizadora da participação da UFOP nas operações do Projeto Rondon e ficarão armazenadas por pelo menos 6 meses após o processo seletivo, sendo descartadas após esse período.
No momento da inscrição, o estudante deve informar o seu e-mail institucional UFOP.
Para mais informações, acesse o edital.
Mais informações sobre o Projeto Rondon podem ser conferidas no site do Ministério da Defesa.
É recomendada a leitura do Guia do Rondonista.
PROJETO RONDON - Coordenado pelo Ministério da Defesa, visa à integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando o bem-estar da população. Dentre seus objetivos estão: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Além disso, busca estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.